Vinícola Catena Livramento – Santana do Livramento RS

O projeto da Vinícola Catena Livramento, é uma proposta desenvolvida para o município de Santana do livramento RS, que teve como finalidade propiciar experiências únicas a seus usuários, através da harmonização da gastronomia local e vinhos produzidos pela Catena Livramento. Os objetivos do projeto eram: Criar ambientes de convívio social; Propor ambiente de eventos; Projetar restaurante para harmonização das bebidas produzidas e gastronomia típica italiana, gaúcha e uruguaia;
O tema se caracteriza pela proposta de um local onde houvesse um espaço de apreciação do ambiente e da localidade, harmonizado a vinhos e pratos elaborados com produtos da região. A Vinícola Catena Livramento é sediada na cidade de Santana do Livramento/RS. Foram contemplados no empreendimento espaços de convívio ao ar livre, restaurante, vinhas, loja para compra de produtos locais. Os visitantes contam com visitas guiadas, para observar o processo de produção do vinho.
Santana do Livramento está situada na região do “paralelo 31”, que torna a localidade propícia para produção de uvas. Deste modo, grandes produtoras de vinho se instalaram na cidade, tais como a Vinícola Salton e Miolo – Almadém e Cordilheira de Santana (vinícola local).
Dentro deste parâmetro local a Vinicola Catena Livramento teve como intuito diferenciar-se das demais marcas produtoras na cidade, atrelando-se a um novo conceito de arquitetura sensorial, estimulando sentimentos dos usuários.
A Vinícola Catena Livramento baseou-se nos princípios da arquitetura industrial da vinificação, viticultura, enoturismo e lazer. Focados na produção de vinhos finos e a promoção de experiências que despertassem os sentidos e sentimentos dos usuários.
O projeto fundamentou-se em razão de alguns fatores: os condicionantes climáticos, geológicos e geográficos; o grande potencial turístico da região da campanha no estado do RS atrelado as atividades da rota de fronteira que Santana do Livramento possui; carência de locais dedicados à viticultura atrelada a espaços de convivência e apreciação dos produtos; as vinícolas existentes na cidade não apresentam um showroom especializado, restaurantes e ambientes de lazer.
O propósito do projeto foi estimular sensações de forma a se tornar um marco referencial neste ramo de empreendimento, utilizando materiais da região, voltado à sustentabilidade, ao conforto térmico, e lumínico. A pedra, o concreto e a madeira foram matérias predominantes nesse projeto.
Diante do que foi exposto o projeto teve grande relevância em virtude da grande possibilidade de expansão do turismo e hotelaria na região, não somente com o empreendimento desta nova vinícola, e sim com o aquecimento do mercado de viticultores locais gerando expansão dos serviços prestados. O projeto destaca-se pelo grande potencial arquitetônico e pelo seu impacto socioeconômico, tornando-se um marco em seu nicho de mercado, através da arquitetura e de suas implicações. Um projeto dedicado para experiência e sensações proporcionada aos usuários e colaboradores.
Link do clipe do projeto: https://drive.google.com/file/d/158Cqe6cEpQ8ACTyOC4cu8p27WYj_73Pk/view?usp=sharing
Link projeto completo:
https://drive.google.com/drive/folders/1Ix11PbsD27cO_t9w0qTRC2OHFqPQn0Gu?usp=sharing

Deixe seu comentário