SY – Centro de Educação Ambiental

SY- Centro de Educação Ambiental
“Vamos, vem ver o Reino Vegetal. Entra comigo na espessura úmida. A floresta já sabe que chegaste, todos os verdes se movem, querendo saber quem és”. Assim como o trecho escrito por Thiago de Mello na obra “Amazônia”, o projeto proposto vem como um convite a redescobrir a conexão e o respeito com a natureza.
A proposta de um Centro de Educação Ambiental (CEA) em Santa Rosa/RS surge a partir da preocupação quanto a crescente ameaça ao meio natural e a manutenção da vida, causados principalmente pelo avanço desordenado das atividades produtivas potencializada pelo distanciamento entre a lei e sua efetiva aplicação. Busca-se, então, através das atividades de Educação Ambiental a serem desenvolvidas no CEA, ampliar a ética ecológica e gerar mudanças culturais de cada cidadão.
O CEA tem sua implantação proposta em uma propriedade de 185 hectares, na zona rural do município. Este local possui uma das maiores áreas de mata nativa de Santa Rosa e, portanto, merece proteção, garantida através de sua transformação em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.
A partir de um olhar macro, espera-se restaurar o máximo possível do local, ao mesmo tempo que também busca-se minimizar os possíveis impactos que a atividade do CEA possa causar ao seu entorno. Em paralelo, foi desenvolvida uma edificação a fim de receber o principal fluxo de visitantes e abrigar a maioria das atividades educativas.
Seguindo as prerrogativas que determinam os objetivos de um CEA, o projeto da edificação principal do Centro visa primeiramente a adoção de materiais e técnicas construtivas que tornem a construção o mais ecologicamente correta possível. Assim, foram adotados materiais pensando em todo seu ciclo de vida, tais como Madeira Laminada Colada, placas cimentícias e o solo do local, bem como de técnicas passivas que diminuem a carga de calor da edificação, como a ventilação cruzada e o uso de proteções como beirais e brises, por exemplo.
Outro objetivo importante que foi considerado é o caráter educativo e demonstrativo da própria edificação. Atividades de infraestrutura cotidianas são visíveis a todos, a fim de demonstrar meios alternativos e ecologicamente eficientes de solucioná-las. Assim, todo visitante pode acompanhar o sistema de geração de energia a partir da energia solar, pode visitar a sala em que um sistema anaeróbico trata o esgoto e é convidado a participar do plantio, da colheita e do consumo dos alimentos ali produzidos.
O CEA é nomeado como SY – Centro de Educação Ambiental, termo originário da língua Guarani que significa, entre outros termos, “semente”. Do mesmo modo que esta palavra refere-se à vida, que consegue brotar até nos solos mais áridos, espera-se que o projeto do CEA proposto traga, em sua essência, a ideia de crescer e difundir a consciência ambiental através de um espaço interessante, confortável e ambientalmente respeitoso, a fim de deixar um legado a quem atende.

Deixe seu comentário