TEXTO DO PROJETO
SANTA SKATEPARK: UM LUGAR PARA PRÁTICA ESPORTIVA, LAZER E CONVÍVIO
O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um projeto urbanístico e paisagístico de um Skatepark para o município de Santa Rosa/RS, prevendo espaços para a prática do skate e outros esportes sobre rodas e demais espaços de lazer correlatos. Inicialmente, a Área de intervenção se integrava a Praça 10 de agosto (Parcão), tendo grande importância histórica para o município por ter funcionado como ligação dos trilhos até a Estação de trem da Vila Cruzeiro a partir da instalação da segunda Estação Férrea de Santa Rosa. Atualmente, a maior parte de seu território não é utilizado, se caracterizando por um espaço com existência de grandes maciços vegetais e trechos subutilizados com presença de moradores de ruas ou uso como estacionamento. Portanto, visando revitalizar a área em questão, a proposta contempla propor funções educacionais, promovendo a saúde física e mental, proporcionando interação social e se tornando, assim, referência na região para a construção de novas pistas.
Dessa forma, visa-se promover espaços urbanos mais acolhedores para a população jovem, os quais atendam às normas vigentes de acessibilidade e de desenho universal, além de promover a apropriação do novo local por parte da população em geral, através de uma proposta adequada de zoneamento, mobiliário urbano, arborização e iluminação pública.
O sítio escolhido para o projeto é estratégico por estar localizado na região central da cidade, o que pode aumentar a acessibilidade e a visibilidade de tal espaço para a população. Além disso, a proximidade de bares e outras praças pode ser considerada uma potencialidade, uma vez que tende a atrair pessoas interessadas em usufruir do espaço público e do convívio social. Ademais, um espaço público que tenha uma presença constante de mais pessoas nas ruas normalmente também se caracteriza por ser mais seguro e vibrante, uma vez que a presença humana cria um senso de responsabilidade compartilhada pela segurança do local, incentivando a interação e as trocas entre os seus frequentadores.
O projeto também contempla a instalação de uma pista de skate street e bowl, proporcionando maior visibilidade para a prática de um esporte que nos últimos anos tem tido cada vez mais reconhecimento. Complementando as pistas de skate, propõe-se uma pista de pumptrack, um espaço para a montagem de feiras itinerantes, uma pista de patinação com mirante para as pistas de skate e palco para apresentações, um playground, uma academia para prática de exercícios ao ar livre, uma arquibancada com áreas de estar ao longo do percurso linear do parque, espaços com palco para realização de eventos conectados aos bares e restaurantes existentes no entorno imediato da área e de foodpark fortalecendo o foco gastronômico do setor e uma área de apoio com sanitários e depósito.
Santa Skatepark: Um lugar para pratica esportiva lazer e convívio
Autor:
Lia Vitória de Souza
Orientador:
Juliano Moreira Coimbra
Instituição:
Instituto Federal Farroupilha - IFFar - Santa Rosa
Data:
2023-2
Categoria:
Categoria Urbanismo - Planejamento Urbano e Regional
Deixe seu comentário