Rios Conjunto Habitacional

RIOS – Conjunto Habitacional: Uma proposta de realocação de famílias afetadas pelas enchentes
A questão habitacional é um desafio crucial enfrentado por muitas comunidades, especialmente aquelas afetadas por eventos naturais como enchentes. Em Rio Pardo – RS, uma parcela da população enfrenta sérios problemas de moradia, agravado pela proximidade de áreas atingidas ou propensas a enchentes.
Este projeto propõe a implementação de um conjunto habitacional destinado principalmente a realocação de famílias atualmente residentes nessas regiões do município, visando além de reduzir o déficit habitacional, promover inclusão, segurança e qualidade de vida, integrando-se ao desenvolvimento urbano da cidade, conectado a serviços básicos, equipamentos públicos e espaços verdes, proporcionando bem-estar físico e mental, criando uma comunidade ativa e integrada.
A proposta visa criar um espaço que valorize o convívio social, o contato com a natureza e a sustentabilidade ambiental, por meio de soluções arquitetônicas e urbanísticas que contemplem conforto, acessibilidade e eficiência construtiva.
Baseado na necessidade de garantir o direito à moradia digna, o projeto busca oferecer habitações permanentes e seguras. O objetivo principal é implantar um conjunto habitacional capaz de oferecer infraestrutura adequada, conforto e inclusão social, com a pretensão de atender inicialmente cerca de 70 famílias moradoras de área de risco, localizadas nos bairros São João e Bom Fim, assim como, em segundo plano, atender também famílias de média e baixa renda que se encontram em vulnerabilidade social.
A escolha do novo terreno foi baseada em critérios que vão de encontro a temática de remoção e realocação. Como premissas elegeu-se a proximidade ao local de onde as famílias serão removidas e que possua no entorno os equipamentos públicos necessários para atendê-los adequadamente na nova moradia. Sendo assim, o terreno escolhido está em torno de 500 metros do centro comercial e a 700 metros do local onde atualmente residem as famílias, além de possuir fácil acesso por estar conectado diretamente a vias de entrada da cidade. Outro ponto relevante são as características semelhantes do novo local com o antigo, como a proximidade com o rio, agora em um nível mais elevado e seguro, o contato com áreas verdes e a paisagem natural, minimizando o impacto do deslocamento.
As diretrizes projetuais enfatizam a criação de áreas comuns de lazer e convivência integradas à vegetação local, valorização de recursos naturais e adoção de soluções sustentáveis, como o reaproveitamento de água da chuva, painéis solares e ventilação cruzada. As habitações serão variadas — unifamiliares (1 e 2 dormitórios) e multifamiliares (1, 2 e 3 dormitórios) — para atender diferentes composições familiares. A proposta inclui ainda um centro comunitário destinado a confraternizações, quiosques no espaço aberto e estacionamento exclusivo para moradores. Em termos construtivos, serão utilizados sistemas industrializados e técnicas mistas, como pré-fabricados de concreto, alvenaria estrutural e drywall, visando eficiência, redução de custos e rapidez na execução.
O conjunto habitacional proposto configura-se como um instrumento de transformação urbana e social, promovendo requalificação do espaço, fortalecimento comunitário e um novo modelo de habitação para os moradores, contribuindo para o desenvolvimento equilibrado e inclusivo da cidade de Rio Pardo.

Deixe seu comentário