Revitalização do Caminho da Luz

Revitalização do Caminho da Luz – Bagé/RS
A União Espírita Bageense, mais conhecida como Caminho da luz, é uma instituição filantrópica que atende pessoas com dificuldades motoras e cerebrais da região de Bagé/RS. Com o intuito de instruí-las e inseri-las na sociedade a escola atende atualmente 72 alunos (crianças, jovens e adultos), com diversos tipos de deficiências, também contendo EJA (Educação de Jovens e Adultos); estimulação precoce/essencial; estimulação em Libras e reforço escolar para alunos incluídos na rede pública municipal, estadual e escolas privadas (CAMINHO DA LUZ, 2019).
O Caminho da Luz oferece vários serviços projetados para ajudar pessoas com deficiência de forma totalmente gratuita para a comunidade regional. Os seus principais assistidos são pessoas com deficiências físicas e/ou mentais, congênitas ou adquiridas precocemente, que apresentam uma série de mudanças causadas pela deficiência, gerando desvio dos padrões médios, que necessitem de reabilitação de natureza médico-psicossocial. A divisão dos atendimentos é realizada por meio de três setores fundamentais: A Clínica, a Escola e as Oficinas.
Nelas, são recebidas pessoas de ambos os sexos, desde bebês até idosos. Desde 2014 funciona na instituição o Cantinho Azul, um espaço estruturado e especializado para trabalhar com crianças Autistas, onde os alunos com o transtorno se sentem mais calmas e equilibrados, além de influenciar a comunicação verbal dos pacientes. Em 2018, a instituição contou a implantação do Centro de Referência Especializado em Atendimento para Autistas, ampliando sua estrutura, com muito esforço e dedicação de sua equipe para atender a demanda cada vez maior de pacientes com TEA (CAMINHO DA LUZ, s.d.).
Aplicando o processo de Retrofit, muito usado atualmente, o projeto consiste na revitalização da edificação existente, que está se perdendo com o tempo, tornando-o mais acessível para adequar o uso das pessoas que usufruem do local. Reestruturar as salas já existentes, propondo uma organização melhor e adequada dos ambientes, proporcionando que os alunos possam usufruir melhor dos espaços conforme os conceitos de acessibilidade.
Atendendo também assistidos da região, foi proposto um prédio com alojamentos para atendê-los e recepciona-los melhor, tendo todo o amparo, aconchego e cuidado necessário, sendo de uso temporário.
O projeto consiste na revitalização da edificação existente, tornando-a mais acessível para os usuários. Propõe-se uma adequação dos espaços, no qual foi dividido em cinco zonas, conforme citadas à seguir:
Convivência: para que os visitantes e os alunos desfrutem dos espaços de uso comum com maior harmonia;
Administrativo: área onde se encontra a equipe administrativa para atender e dar informações necessárias;
Pedagógico: além de aulas, os alunos também tem atividades extracurriculares;
Clínicas: equipe de médicos que prestam atendimento aos assistidos de escola e da região; Serviço: toda parte de serviço necessário a para o funcionamento da escola.
Com base em todo levantamento histórico e bibliográfico, pôde-se entender o funcionamento da instituição, analisar suas particularidades e funcionalidades para readequar e revitalizar o prédio existente, obtendo assim as diretrizes necessárias para o desenvolvimento da proposta da Revitalização do Caminho da Luz, desenvolvido na Disciplina do Trabalho de Conclusão de curso aplicado à Arquitetura e Urbanismo II.

Deixe seu comentário