REQUALIFICAÇÃO URBANA EM ESPAÇO RESIDUAL DE CARÁTER INDUSTRIAL

REQUALIFICAÇÃO URBANA EM ESPAÇO RESIDUAL DE CARÁTER INDUSTRIAL

O município de Caxias do Sul, teve em sua trajetória grande crescimento e desenvolvimento urbano e econômico em meados dos anos 1920 em diante, grande parte devido aos pólos de gestão mais embasados da época, sendo eles o pólo industrial, de qual Caxias do Sul se caracteriza, e os demais pólos, como o comercial. Devido ao ‘boom’ imobiliário, ao processo de desindustrialização, e a expansão urbana que o município sofreu, acarretou grandes vazios urbanos e espaços subutilizados, gerados através de indústrias que transferiram suas sedes, ou até mesmo encerraram suas atividades na cidade.
Levando em consideração a situação desses espaços, o projeto traz como tema a requalificação urbana em espaço residual de caráter industrial. Como justificativa, se dá a intenção de requalificar complexos industriais hoje localizados no município em questão, que apresentam características como desativação e abandono, com o intuito de promover esses espaços, atualmente sem um uso.
O lugar, diagnóstico macro escala, diagnóstico meso escala, diagnóstico micro escala, masterplan, diagnóstico do micro entorno, análise do objeto de intervenção, e o resultado final com o partido se dão através de possível intervenção em espaço construído. Os espaços que perderam, ao longo do tempo, alguma característica e identidade, merecem serem ressignificados, e terem a oportunidade de atingir novamente seu potencial máximo.
Através de um diagnóstico bem embasado, chegou-se a definição de que três quadras receberiam intervenção no partido arquitetônico: quadra da antiga cervejaria Leonardelli, quadra da empresa Veronese e um vazio urbano, oportunamente localizado nas proximidades das quadras citadas, gerando assim um partido inicial, destacando o programa que fez grande integração com a comunidade do local. E por fim, como anteprojeto, se dá a requalificação integral da quadra da Cervejaria Leonardelli.
Com seus silos imponentes e sua chaminé original e em bom estado, a importância de integrar e preservar o antigo com o novo, nesse caso um hostel e uma micro cervejaria, se deu através da problemática inicial, onde temos uma cidade com grandes lacunas no tempo e espaço em que grandes indústrias hoje desativadas geram vazios e grandes possibilidades de intervenção, assim como a necessidade e ânsia de Caxias do Sul de espaços urbanos de qualidade, tanto para população local quanto do entorno e municípios vizinhos. A proximidade com a rodoviária municipal gera uma oportunidade em também ingressar um hostel nas proximidades, que possui térreo misto com salas multiusos e cafeteria. A popularidade de micro cervejarias entre o povo caxiense foi secundária na proposta de usar um equipamento desse porte no local, pois além de homenagear o programa original do espaço, agrega valor e condições para que parte da infraestrutura local seja reutilizada, como os poços originais do terreno.
Esse projeto é sobre apropriação. Não apenas um investimento urbano e de planejamento, mas que também a população consiga utilizar os espaços e que sejam proveitosos e condizente com suas necessidades, com praças integradas e com usos distintos, como proposta de projeto.

Deixe seu comentário