Preservar, conservar e usufruir: construção de um Sistema de Espaços Livre para a cidade de São Sepé, RS

PRESERVAR, CONSERVAR E USUFRUIR: CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES PARA A CIDADE DE SÃO SEPÉ, RS.
Os espaços livres constituem, a partir da sua ordenação espacial e funcional, todas as áreas livres de edificação. Eles desempenham papel essencial dentro do contexto da paisagem urbana e seu reconhecimento como sistema viabiliza a reestruturação do território urbano conciliando a ocupação antrópica e o meio natural.
Visto isso, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor um Sistema de Espaços Livres para a cidade de São Sepé (Rio Grande do Sul) através da ordenação de espaços multifuncionais que atendam de forma sustentável as funções sociais e ecológicas da cidade. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica sobre as temáticas de planejamento urbano sustentável e da paisagem, resiliência urbana, sistematização dos espaços livres e infraestrutura verde, com contribuição de diversos pesquisadores da área. A partir dos estudos de caso de Vitoria-Gasteiz (Espanha), São Luís (MA) e Curitiba (PR) foi possível compreender como esses sistemas vêm se desenvolvendo na prática e na atualidade.
Posteriormente, para entendimento do objeto de pesquisa (São Sepé) foi realizado um diagnóstico com o objetivo de caracterizar e compreender a dinâmica dos elementos que compõem a paisagem da cidade, suas potencialidades, deficiências e valores. Partindo deste contexto foi possível estruturar os principais elementos que compõem a paisagem da cidade e elaborar o planejamento de um Cinturão Verde-Azul, sua infraestrutura, parques e sistema de mobilidade sustentável integrando os principais corredores verdes e azuis em uma rede de conexão ecológica única, passível de ser acessada por qualquer ponto da cidade.

Parecer do júri

O trabalho apresenta uma boa análise da realidade, na escala do município, a fim de propor um conjunto articulado de espaços livres. Analisa e relaciona, de modo bastante interessante, os elementos delimitadores do cinturão verde-azul a um sistema de parques planejados, conseguindo chegar à escala de detalhamento de uma das áreas definidas na proposta.

Deixe seu comentário