PATINAR: ARENA DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA SOBRE RODAS

PATINAR: ARENA DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA SOBRE RODAS

O tema do projeto consiste em uma arena esportiva desenvolvida para a Patinação Artística sobre Rodas, na cidade de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul. Um centro de treinamento e competições, que busca refletir a essência do patinar e o espetáculo que compõe a modalidade. Desenvolvido como resposta à crescente demanda por espaços físicos que envolvem a prática da patinação artística e sua constante evolução no cenário esportivo nacional e internacional.
O ato de patinar combinado com acrobacias e performance, dá origem à modalidade da patinação artística, podendo ser definida como uma expressão do movimento e da arte. E é desta definição que se origina o conceito do projeto, buscando refletir formalmente a expressão do movimento e a sensibilidade da arte na patinação, através da fluidez e da leveza.
Transpondo o conceito à proposta arquitetônica, os princípios de projeto adotados apresentam ênfase em soluções tecnológicas e estruturais, trabalhando com grandes vãos livres e utilizando a estrutura como o principal elemento de composição formal do projeto. Uma edificação contemporânea, que proporciona sensações e ambiências distintas em cada espaço. A incorporação de uma pré-existência – oito bases de silos presentes no terreno – no projeto paisagístico, condicionou um traçado orgânico que se adequa ao conceito de fluidez e movimento norteador das decisões projetuais não só na edificação, mas também nos espaços externos.
Buscou-se a sensibilidade e o equilíbrio formal para proporcionar uma arquitetura qualitativa e inclusiva, que ofereça a infraestrutura necessária, não só para os campeonatos de patinação, mas também para o desenvolvimento desse esporte como uma prática acessível, impulsionando ainda mais, a apropriação do esporte de maneira coletiva, numa pequena cidade que já o tem como esporte tradicional.

Deixe seu comentário