PARQUE VALE DO CADEIA

Projeto de Requalificação Parque Vale do Cadeia
A Cascata do Cadeia, como era conhecida em 1858, está localizada no município de Santa Maria do Herval e é banhada pelo Rio Cadeia que é um dos maiores afluentes da Bacia Hidrográfica do Caí. Foi local de visita e especulação de viajantes alemães, pesquisadores e escritores franceses e irlandeses vindos do norte da Alemanha. Hoje o local possui uma Usina Hidroelétrica e barragem telecomandada pela concessionária CEEE na sede do Sistema Salto, que fica junto a UHE Canastra, no município de Canela.

A intervenção e requalificação na área da Cascata visa a recuperação da área como um todo, a gestão do local concedido ao município de Santa Maria do Herval para que a Cascata do Herval volte a ser um espaço de lazer e contemplação voltado para o entretenimento da população local e regional.
A área que hoje está degradada não é passível de visitação por se constituir, por meio da concessão de uso, como uma área destinada ao uso privado da CEEE de exploração dos recursos hídricos para geração de energia elétrica.

O projeto de requalificação propõem a inserção de uma infraestrutura que contemple as necessidades básicas do usuário, como local de alimentação, sanitários e lazer. É proposto a implantação de um sistema de segurança para que o usuário possa desfrutar de trilhas, passeios e atividades com segurança, e adição de mirantes, um memorial que relata a história e os acontecimentos que ocorreram no local, infraestrutura para esportes radicais, edificações gastronômicas e de apoio turístico, trilhas ecológicas e espaços de contemplação da paisagem.

A área é caracterizada pelo Rio Cadeia que divide e atravessa a cidade, chegando a um grande canyon onde se localiza a cascata do Herval. Na parte inferior da cascata há uma cavidade que reserva a água e faz com que a mesma siga pelo vale. Ao lado deste leito que segue pelo vale e ao pé da cascata há a casa de máquinas que capta a energia gerada na barragem.
A característica peculiar do local, deu nome ao Parque e trouxe de modo simplista o conceito que orienta este projeto de Requalificação. O fosso que é criado pelo contorno do vale faz com que a cascata seja o destaque e imponência deste projeto.

O conceito do projeto busca reunir novamente a sociedade em prol de sua maior beleza natural, aprimorar a percepção do usuário sobre a preservação do meio ambiente, e tem o intuito de reencontrar as histórias que passaram por este local, desde a exuberante cascata visitada por excursionistas de todo mundo, até a construção da Usina Hidrelétrica feita por moradores locais. O Parque Vale do Cadeia é o nó de maior representatividade do município de Santa Maria do Herval, e sob o olhar deste projeto, almeja ser também do país.

Deixe seu comentário