PARQUE MAUÁ – CONEXÃO ENTRE OS ESPAÇOS ABERTOS DE JAGUARÃO

O projeto é uma requalificação urbana na cidade de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, cujo conceito é a conexão dos espaços abertos da cidade através da revitalização urbana de uma área que se encontra desvalorizada e cujo potencial está na sua localização estratégica, que é centralizada em relação a outros espaços e ao lado da Ponte Internacional Barão de Mauá. A conexão entre os espaços será reforçada através de uma ciclofaixa, cujo percurso irá unir a ciclofaixa existente a Orla do rio Jaguarão e, sucessivamente, ao Parque Mauá e aos outros espaços da cidade, criando uma rede de ambientes públicos abertos. Além disso, as ruas que conectam o Trono do Sol e a Enfermaria Militar ao Parque Mauá serão adequadas através da requalificação das calçadas e calçamento.
O projeto do Parque Mauá irá englobar elementos que elevam o potencial da região, assim como os traços da utilização da população residente do entorno, permitindo a apropriação desta parcela populacional com relação ao novo espaço. Os elementos que serão incluídos no projeto são: o girador, equipamento utilizado para rotacionar locomotivas; a gruta, que abriga a imagem de Mamãe Oxum; o prédio histórico que hoje abriga o Presídio Municipal; e a cobertura que foi projetada e construída para abrigar o Comércio Informal e hoje em dia está abandonada.
A gruta que abriga a imagem de Mamãe-Oxum, orixá da religião de Candomblé, será removida e será construída uma nova gruta em concreto, com um teto verde, para provocar a ideia de integração da gruta com o terreno. A proposta de requalificação do prédio histórico engloba a realocação do Presídio Municipal para terreno doado pelo município e a proposta de novo uso ao prédio como museu-restaurante e centro de informações turísticas, assim como a demolição de todos os anexos construídos pelo Presídio. A cobertura do Comércio Informal passará por uma revitalização para enfim abrigar o comércio informal, que atualmente está localizado no lado leste da Ponte Internacional Mauá, próximo à Praça Dario Almeida Neves. Nas circunstâncias atuais os camelôs estão em condições desfavoráveis, com as lojas acomodadas sem a infraestrutura adequada além do ambiente estar superlotado. A requalificação da área e realocação do Presídio Municipal tornará o ambiente atrativo para os comerciantes, cuja atividade é essencial para o sucesso do funcionamento e da movimentação do Parque Mauá.
Nos terrenos à sudoeste na área de implantação será o Setor de Atividades, onde no primeiro terreno estão as atividades voltadas ao público infantil, e no terreno seguinte estarão concentradas as atividades para o público jovem e adulto. Os deques foram definidos como Setor de Contemplação, em razão da vista do pôr-do-sol e da orla uruguaia que essa região proporciona. Além do conceito estético, a intenção de criar estes deques apoia-se também na ampliação do espaço acessível do parque, pois a área a que eles se sobrepõem são mais próximas à margem do rio e sujeitas a inundação que as tornaria inacessíveis no período de cheias do rio.

Deixe seu comentário