Santo Antônio da Patrulha localiza-se na porção nordeste do Estado do Rio Grande do Sul e teve grande relevância no seu processo de urbanização, participando de sua divisão territorial inicial junto de outros três municípios: Porto Alegre, Rio Grande e Rio Pardo.
Dividida atualmente em dois centros urbanos, Cidade Alta e Pitangueiras, Santo Antônio parece abrigar duas cidades distintas em que o tecido urbano não dialoga, onde existe muito espaço e pouca articulação em termos morfoestruturais. Nessas duas cidades temos de um lado a preservação do patrimônio histórico material e algumas ações pontuais de resgate da cultura local e de outro a expansão urbana a esmo culminando em um mosaico do capital econômico local.
Deste modo, foram adotadas estratégias projetuais em três diferentes escalas:
Na escala MACRO foram feitas sugestões de modificação no Plano Diretor, permitindo um olhar mais amplo a respeito da formação do território, incorporando a análise de outros aspectos morfológicos como suas vias principais e a relação entre o espaço público e privado ao longo delas, bem como a preservação da memória construída e paisagens naturais que compõem a história e a identidade da comunidade. Também foram elaboradas estratégias de integração dos espaços livres públicos existentes no recorte territorial que abrange os dois centros cujo objetivo é a conexão desses lugares através de um circuito multimodal facilitador de caminhadas urbanas, prática de esportes e mobilidade sustentável.
A escala MESO se destina às soluções projetuais voltadas à integração do eixo comercial do bairro Pitangueiras ao seu entorno imediato através do zoneamento de usos potenciais, estratégias de mobilidade integrada e paisagismo urbano, fazendo surgir os Nós da Memória Edificada, a Vila Gastronômica e o Parque Pitangueiras. A multiplicidade de usos e funções e a abordagem sistêmica da paisagem permite que o espaço público seja convidativo a pessoas.
A escala MICRO consiste na elaboração do projeto urbano do Eixo Comercial e Boulevard dos Jacarandás que consiste na integra do desenho urbano à escala meso, criação de um túnel subterrâneo permitindo a criação de um boulevard arborizado ao longo do eixo de maior concentração do comércio e serviços, ampliação dos passeios públicos, implantação de um sistema multimodal de transporte e tratamento paisagístico que permite a permeabilidade do solo, controle térmico do ambiente e contato entre as pessoas e a natureza.
Ao transitar entre escalas urbanas se constrói um projeto que compreende as forças envolvidas na construção desses espaços e oferece soluções que atendem as necessidades dos usuários que o utilizam, aproximando os diferentes núcleos urbanos e valorizando a paisagem urbana de uma comunidade.
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