Mercado Público Regional de Lajeado

Mercado Público Regional de Lajeado
A proposta consiste na implementação de um mercado público na cidade de Lajeado, a intervenção traz consigo a possibilidade de criar um equipamento de escala regional, visando estabelecer uma interface apropriada entre a urbe Lajeadense e o Vale do Taquari. Seu foco visa o mutualismo, na intenção de interligar tanto os consumidores quanto os produtores rurais e artesãos da região. Analisando a significativa demanda contemporânea, em escala nacional e mundial por alimentação saudável e em especial por produtos de origem orgânica e artesanais, somada a posição estratégica que Lajeado representa comercialmente para o Vale, se propõe um espaço para a comercialização e divulgação destes alimentos e produtos. Um espaço que beneficiará não só a economia da região, mas também reforçará os traços culturais e trará benefícios a saúde dos futuros clientes. Reforçando a necessidade deste espaço para a região, vale ressaltar que a atual edificação que cumpre o papel de comercializar os alimentos dos produtores esta em condições precárias e em desvalorizada localização, a mercê das intempéries e do vandalismo.
No projeto do mercado além do comércio de produtos alimentícios, haverá espaço para os artesãos também comercializarem seus trabalhos. Hoje os artesãos de Lajeado e região não contam com um local fixo para venda de seus artigos, o comercio é feito somente em feiras mensais em praças de Lajeado ou em grandes eventos anuais onde é disponibilizado um espaço efêmero para a comercialização dos trabalhos.
Agregando usos à futura edificação, se propõem uma escola de culinária com cozinha modelo e salas de aula que desenvolvam os pratos típicos da região, estimulando a preservação das receitas autenticas do Vale do Taquari. Esta estratégia vêm para somar aos temas pertinentes à proposta, alimentação saudável, valorização de produtos regionais e economia solidária.
Como a valorização da identidade local é um dos eixos da proposta, o mercado terá como casa uma antiga fábrica fumageira que esta localizada em bairro central de Lajeado mas de fácil acesso a rodovias que ligam à cidades vizinhas. Este local conta com valores estéticos próprios e valorizada carga histórica para a cidade, fortalecendo o vinculo com seus futuros visitantes e garantindo a inserção de um equipamento com um porte adequado à significância do programa e a conservação na cidade e na paisagem.
Visando a consolidação do local como espaço público efetivo, a escolha do programa e a escala foram decisivas. Com muito esmero o projeto visa para atingir públicos variados em escalas variadas. Por isso procura se estabelecer regionalmente, coexistir na escala da municipal, interagir de modo adequado no bairro e na quadra e ser acessível e harmonioso com a pluralidade Lajeadense.

Deixe seu comentário