Isto é São Chico – Planejamento territorial da paisagem rural a partir dos caminhos das escolas em São Francisco de Paula – RS

O presente estudo busca valorizar a paisagem dos caminhos para as escolas rurais em São Francisco de Paula-RS, levando em consideração a percepção das crianças sobre o território e os modais de transporte utilizados. A pesquisa foi realizada em duas etapas principais: a primeira consistiu em levantamento bibliográfico e documental sobre aspectos históricos, culturais, físicos e de infraestrutura do município, enquanto a segunda etapa foi desenvolvida em trabalho de campo, com levantamento e atividades de cartografia afetiva junto a crianças e adolescentes da educação básica, que evidenciou como os estudantes se relacionam com o território e orientou a elaboração de diretrizes e um programa com propostas voltadas à preservação da paisagem cultural e à qualificação dos roteiros escolares e espaços comunitários.
A partir dos levantamentos, estruturou-se 4 diretrizes:
• Conservação Ambiental
• Valorização da Paisagem Cultural
• Planejamento Territorial
• Incentivo ao Turismo
Com isso chegou-se a 16 propostas, cada uma atendendo a uma demanda. Em função da abrangência do trabalho, apenas 9 das 16 propostas foram ampliadas.
Partindo da Proposta 5 (P5), que propõe uma chancela de paisagem ligada a preservação ambiental e valorização da cultura local, a partir da ampliação do PAT Sul – Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul para os campos de altitude do Rio Grande do Sul, contemplando entre outros, o município de São Francisco de Paula. Em seguida o projeto olha para o território do município com 3.317,794Km², onde o interior representa 99% do território (3.306,284Km²) e propõe uma revisão do plano diretor atual, que classifica toda a área rural como uma única porção. A partir do mapa de Potencial de Uso Conservacionista – PUC, identifica as regiões suscetíveis à maior exploração e aquelas mais frágeis, propondo um zoneamento que se adeque as características ambientais e econômicas já estabelecidas.
Em seguida, na P9 e P10 o trabalho busca qualificar a estrutura viária municipal e o atendimento ao transporte escolar, visando maior qualidade e segurança para os estudantes durante o deslocamento para as suas respectivas escolas. Propõe que os pontos de baldeio – assim são chamados aqueles pontos onde os alunos fazem a troca
de transporte escolar – disponibilizem estrutura física adequada, com cobertura, estar e banheiros, além de relacionar o transporte escolar aos roteiros turísticos das propostas seguintes, criando pontos com mais estrutura onde há essas intersecções dos trajetos escolares e turísticos.
A partir da P12, o trabalho propõe ampliação e criação de roteiros turísticos, de forma a aproveitar a crescente demanda por turismo no município e promover a expansão dessa atividade para regiões menos exploradas atualmente, valorizando a paisagem do interior, fomentando a inclusão das comunidades do interior no contexto de turismo e viabilizando infraestrutura de qualidade às áreas mais distantes.
Essa proposta central é complementada pelos roteiros individuais P13 – Roteiro de Ecoturismo, P14 – Turismo Rural, P15 – Rota das Tropas e P16 – Roteiro Cultural, que ampliam a diversidade de atividades oferecidas, promovendo um turismo integrado e sustentável.

Deixe seu comentário