Garten Centro de Convivência e Moradia do Idoso

O tema proposto para o projeto trata-se de um Centro de Convivência e Moradia do Idoso, que oferece moradia e espaços para saúde, lazer, cultura, aprendizagem, atividades físicas e auxílio social para os idosos da comunidade em geral. Localizado no Bairro Canabarro, na cidade de Teutônia, no Rio Grande do Sul – Brasil. O projeto desenvolvido tem como premissa atender pessoas com idade superior ou igual a 60 anos. Os graus de dependências que serão atendidos são o grau I, II, e III, porém o grau III será para os já institucionalizados. O Centro de Convivência e Moradia do Idoso visa proporcionar ao segmento populacional um envelhecimento adequado, digno e com tranquilidade de contar com a presença de profissionais capacitados para auxiliar em dificuldades enfrentadas devido ao avanço da idade. Desenvolvido de maneira a ser uma instituição privada, com parcerias de cooperativas existentes na cidade, o empreendimento é patrocinado por investidores que acreditam na importância e na necessidade que a proposta tem para o município.
O programa de necessidades foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas, em legislações, na análise de casos e referenciais arquitetônicos tipológicos e em resposta a pesquisa elaborada para a comunidade em geral. Os usos foram divididos em setor de administração, público, de saúde, de convívio, de permanência, de infraestrutura e de pátio externo. O setor administrativo conta com recepção, sala de reuniões e duas salas de administração. O setor da saúde conta com consultórios médicos, ambulatório e sala do cuidador. Os consultórios médicos são propostos para aliar o atendimento de profissionais da saúde ao empreendimento. O setor público abriga a sala multiuso, o restaurante, a piscina de hidroginástica, a área de exercícios físicos e o atelier, que podem ser frequentados também por idosos que desejam permanecer no Centro apenas durante o dia. As áreas de convívio contam com sala de estar e jogos e espaço ecumênico. O setor de permanência abriga os dormitórios dos idosos com espaços para atender os graus de dependência I, II e III. Com dormitórios de casal, masculinos e femininos. Todos os dormitórios são adaptados para cadeirantes. Foram propostos 22 dormitórios, 11 no segundo pavimento e 11 no terceiro pavimento. Em cada pavimento foi proposto um dormitório para atender os idosos em grau de dependência III.
A área da infraestrutura possibilita o funcionamento do empreendimento e é composta por ambientes de lavanderia, rouparia, cozinha, sanitários, depósitos e todos os locais e instalações necessárias para o bom funcionamento do empreendimento. O pátio externo foi proposto para que o idoso possa ter um maior contato com a natureza e exercer pequenas funções como cuidados com o jardim e cultivo de pequenas hortaliças, chás e temperos. O empreendimento procura garantir através da arquitetura, espaços capazes de proporcionar uma maior qualidade de vida, conforto, desenvolvimento econômico e envolvimento social a toda a comunidade, mas principalmente aos idosos que merecem e necessitam de maior cuidado e atenção.

Deixe seu comentário