FISSURA URBANA – HABITAÇÕES SOCIAIS MÍNIMAS EM LOTES RESIDUAIS NA ÁREA CENTRAL DE PORTO ALEGRE

FISSURA

No dicionário: Rachadura; abertura pequena feita longitudinalmente em; fenda pequena. Fratura num terreno, rocha ou mineral.

Na cidade: Rachadura, abertura pequena feita longitudinalmente em parcelas da cidade; fenda pequena decorrente de falhas urbanas, falhas no plano diretor da cidade ou mal-uso de espaços. As regiões centrais das grandes cidades brasileiras apresentam muitas “?ssuras urbanas”. Resultam em lotes residuais que podem ser ocupados com projetos que tenham o potencial de dar mais qualidade de vida à população e quali?car o espaço público, ocupando adequadamente uma parcela urbana subutilizada, no caso desse estudo, no Centro Histórico de Porto Alegre.

O tema proposto – FISSURA URBANA – HABITAÇÕES SOCIAIS MÍNIMAS EM LOTES RESÍDUAIS NA ÁREA CENTRAL DE PORTO ALEGRE – investiga ?ssuras na área central de Porto Alegre e propõe uma análise para usarmos esses lotes residuais para inserção de habitações temporárias. A ideia é proporcionar unidades mínimas, adaptadas aos novos modos de habitar, de qualidade e rápidas de serem construídas. A pré-fabricação de módulos que, ao se encaixarem, servirão de habitação temporária ou provisória para essa parcela da população que é jovem e, estatisticamente, está somente de passagem ou a trabalho na região central, visando a melhoria da qualidade de vida para esses usuários.

Deixe seu comentário