FAZENDA URBANA: UMA PROPOSTA PARA O QUARTO DISTRITO DE PORTO ALEGRE

O projeto é localizado na cidade de Porto Alegre, no Quarto Distrito, escolhida em razão da grande população e ao contexto urbano consolidado com grande potencial de requalificação.
O projeto propõe colocar a população em contato com a possibilidade de produção do alimento dentro dos centros urbanos – além da segurança alimentar e nutricional, inclusão social, educação ambiental e economia. O Estado do Rio Grande do Sul apresenta o Projeto de Lei Nº 116/2018 que define agricultura urbana como atividades relacionadas ao tema praticadas no intra urbano ou periurbano das cidades. Estas devem necessariamente estar integradas ao sistema ecológico-econômico, bem como social, se valendo prioritariamente da utilização dos recursos humanos, materiais, serviços e produtos locais.
Valendo-se da tecnologia para seguir a tendência mundial da otimização de recursos naturais e maior equilíbrio nos ciclos de consumo, a plantação se dá através do método hidropônico, cujo processo utiliza menos água e tem maior versatilidade em comparação ao método tradicional. Esse método permite elevar a área de plantio, garantindo ventilação e insolação adequadas, além de otimizar espaços dentro do contexto urbano.
O programa também é composto de por área destinada a comercialização de produções locais e regionais e espaços destinados a eventos que estimulem a educação ambiental da população, reforçando seu papel social dentro do seu contexto de inserção.
O partido surge da pré-existência localizada na esquina das ruas que conformam o lote e de um volume oposto – criado na divisa Sul junto ao lote pertencente ao Bar Agulha. A grande área entre os volumes é torna-se uma zona peatonal a fim de relacionar-se com o contexto urbano de forma aberta aos usuários. Sendo assim, a área educacional do programa instala-se no volume existente, à Norte, e o setor de serviços à Sul – mais restrito ao acesso.
Sua materialidade é simples: os volumes térreos são compostos de sistema de viga e pilar em concreto combinado à alvenaria – mantendo a estrutura existente. Na barra onde instala-se a área de plantio, a estrutura metálica combinada às telhas de policarbonato permite grandes vãos para e atinge maior nível de insolação possível.
Por fim, o estudo demonstra que apesar de contar com um vasto território disponível para a produção agrícola, o Brasil concentra a maior parte da população concentrada anos meios urbanos. Portanto produzir alimentos nas cidades pode contribuir fortemente para um maior equilíbrio social e, por esta razão, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de trazer requalificação espacial, funcional e social à cidade onde será inserido.

Parecer do júri

DESTAQUE A partir da valorização da memória material e simbólica de uso produtivo da pré-existência, o projeto mantém a vocação histórica do lugar e funcional do edifício. A estrutura pavilhonar responde tanto ao programa proposto, que repensa a lógica de produção e consumo de alimentos em centros urbanos, quanto a possíveis reconversões futuras. Elevado em pilotis, o projeto possibilita livre apropriação do térreo, fomentando a proposta de reestruturação dessa área.

Deixe seu comentário