FA_BRICK Porto Cultural: Estudo arquitetônico/urbano da reconstrução e revitalização de complexo da antiga fábrica da olaria em Triunfo/RS

O Porto Cultural tem como seu princípio construir a reintegração do espaço com a sociedade, trazendo um novo uso ao lugar, proporcionando a integração com o turismo e conectando o bairro a orla do rio taquari. Entrelaçando a cultura, a comunidade e a economia.
Desta forma, trata-se de um espaço que trará ao bairro Olaria desenvolvimento econômico, social e turístico, promovendo a união entre as comunidades, oportunizando a interações turística e gerando renda aos investidores. O complexo é composto de um hotel que trará rendimentos e ao mesmo tempo turistas e empresários da região, contará também com uma área cultural onde serão desenvolvidas atividades ligada as artes, bem como praças e uma marina, onde a comunidade poderá se apropriar do espaço urbano e torna-lo um lugar. O programa apresenta amplitude de atrativos e atividades para que tenha um alcance a diferentes públicos, trabalhando os espaços de uso comum e privado.
Triunfo é uma cidade, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, as margens do rio Jacuí e Taquari, tendo como principal fonte de renda o 3° polo petroquímico, tornando-a com o maior PIB per capita do estado (IBGE, 2018). Além do potencial financeiro Triunfo conta com grande peso cultural, por se tratar de uma cidade histórica, nesse contexto, no bairro Olaria, está situada a fábrica localizada as margens do rio Taquari e que por muito tempo foi fonte de renda para a cidade, trouxe visibilidade econômica e desenvolvimento social (FREITAS, 1963). Através de análises no lote, entorno e conversa com moradores, percebe-se a necessidade de requalificar seu espaço e lhe trazer um novo uso. Rodeada por uma comunidade unida e ativa, se nota o potencial para que este espaço se torne um lugar de conexão entre a cultura, a vivência e o turismo. Tornar-se um novo centro e reconectando o complexo a orla do rio. Por este motivo o projeto será uma resposta arquitetônica com intenção de reconstrução e revitalização da antiga fábrica da Olaria. Ele visa tornar real a vontade de muitos que moram a sua volta, revivendo este espaço, recordando e fazendo novas histórias.

Deixe seu comentário