Espaço Urbano e Habitação de Interesse Social Evolutiva

Espaço Urbano e Habitação de Interesse Social Evolutiva
O projeto propõe o remanejamento da Comunidade Boa Esperança localizada no bairro Harmonia em Canoas/RS. Hoje, a comunidade reside em condições precárias, sem saneamento básico, onde água e luz fornecidas de maneira clandestina e em uma região periférica da cidade, além dos riscos de enchentes provocadas pelo Rio dos Sinos.
Hoje, na comunidade, vivem duzentas e sessenta famílias, totalizando aproximadamente mil pessoas. O objetivo do projeto foi disponibilizar moradia para a comunidade em sua totalidade, e considerar uma taxa de 10% para atender outras famílias em situação de risco, totalizando 286 famílias atendidas.
As premissas base do projeto eram propor o remanejamento responsável dessa comunidade, implantar moradias com possibilidade de evolução e alteração de usos de acordo com as necessidades dos moradores, criar um espaço urbano de qualidade e contribuir contra o déficit habitacional.
O sítio escolhido está localizado na rua Antônio João Bianchini, no bairro Harmonia, em Canoas/RS e sua escolha se deu, antes de mais nada, por ser uma área prevista como Zona Especial de Interesse Social de acordo com o Plano Diretor da cidade. Além disso, ele está localizado próximo à comunidade, o que é essencial para que os moradores não percam vínculos que já possuem com o entorno, e ao mesmo tempo está próximo ao centro e vias comerciais importantes da cidade, o que proporcionaria oportunidades de emprego e crescimento para a população.
Em relação ao espaço urbano, a ideia era entregar um espaço que se conectasse com a malha urbana existente, mas que ao mesmo tempo trouxesse diferentes usos e qualidade espacial para os futuros moradores. A ideia então foi dividir as áreas a serem doadas em quatro praças e uma área institucional. Essas praças teriam usos e públicos diferentes e se conectam por caminhos peatonais. A motivação para conectar essas praças foi a de criar uma maior interação entre os moradores e aumentar o sentimento de pertencimento de cada um com esse novo lar.
Quanto às moradias evolutivas, precisamos pensar não somente em dar um lar para as pessoas, precisamos pensar também em dar oportunidades para que elas cresçam no seu novo lar. A chave é entender que famílias crescem tanto em número de integrantes quanto financeiramente, e que suas moradias devem atendê-las de forma a não limitar seu crescimento. As pessoas também devem estar livres para personalizar suas residências de acordo com seus gostos e suas vontades.
Com isso em mente, o módulo base das moradias evolutivas conta com dois sobrados e duas casas térreas encaixadas. Cada família receberá uma residência com dois dormitórios podendo se transformar em até quatro dormitórios de acordo com as necessidades de cada família. Com esse módulo criado, cada família pode personalizar sua moradia de acordo com sua necessidade, podendo contar com garagem, comércio, área de lazer ao invés de utilizar para novos dormitórios, por exemplo.
Além das moradias evolutivas, foram propostos prédios multifamiliares com apartamentos de dois e três dormitórios, atendendo assim às 286 famílias em sua totalidade.

Deixe seu comentário