Escola de Ensino Infantil – Canoas|RS
Diante do cenário atual da sociedade, nos deparamos em um mundo cheio de possibilidades em constante transformação, onde o senso comum e coletivo passou a ser uma ferramenta fundamental de sobrevivência.
Para moldar-se a essa nova sociedade é necessário reaprender a arte do ensinar, educar, estudar, conviver, ou seja, reaprender a adquirir conhecimento.
O intuito foi realizar um projeto arquitetônico voltado para o público infantil que estimule a criatividade, o convício, o senso coletivo e a aprendizagem do educando, através de conceitos atuais, como Gamification.
A proposta consiste em uma edificação térrea, dividida em dois grandes setores, o setor de ensino com suas articulações, e o administrativo de forma ordenada. Por se tratar de um terreno retangular, a linearidade do projeto permite integração e conexão dos espaços exigidos pelo programa de necessidades. A composição em forma de “pente”, propicia espaços externos qualificados, além de fragmentar os volumes para acomodar melhor os usos.
O acesso principal ocorre na Av. Farroupilha, onde foi criada uma esplanada de acesso a partir da rotação do primeiro volume de ensino, para garantir o conforto e comodidade ao ingressar na instituição de ensino.
Arquitetura para os Sentidos
Os sentidos são peças fundamentais para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no convívio em sociedade, além de estar presente no aprendizado de qualquer pessoa. Trazer esse conceito para a arquitetura escolar é de suma importância para todos, pois proporciona integração e acolhimento, princípios esses indispensáveis para uma boa educação.
A convivência escolar pode influenciar, em partes, a formação de senso crítico do aluno, é nela que conseguimos inserir valores para um bom convívio coletivo, utilizando um cenário neutro.
Foram desenvolvidos ambientes que propiciam o desenvolvimento físico e psicológico de todas as crianças atendidas pelo projeto, para que novas experiências instiguem a criatividade e a ânsia do aprender.
Como é constituída uma Escola de Ensino Infantil?
Constitui-se em ação pedagógica intencional, caracterizada por unir o cuidar e o educar, considerando o contexto sócio-cultural de crianças na faixa etária de zero a cinco anos e onze meses, sendo esses ou não portadores de necessidades especiais.
Inclusão Escolar
Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas.
Linha Pedagógica
A linha Montessoriana preza pela autonomia e pelo equilíbrio emocional do aluno, pelo aprendizado com as mãos e pela interação com a natureza. Além de valorizar a educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança.
Gamification
O termo “gamificação” (do original inglês: gamification) significa a aplicação de elementos utilizados no desenvolvimento de jogos eletrônicos, tais como estética, mecânica e dinâmica, em outros contextos não relacionados a jogos (Kapp, 2012).
Na educação o conceito pode ser dividido em alguns elementos, dentre eles destacam-se, a percepção de falhas, o uso de diferentes identidades, os experimentos e os esforço, os quais nos levam a experiências que aprimoram o raciocino e aprendizado dos alunos.
Deixe seu comentário