Educação Ambiental no Meio Urbano – modelo de intervenções para criação de espaços públicos educadores em Porto Alegre

O projeto nasce com o objetivo de promover a educação ambiental por meio dos espaços públicos da cidade, colocando em prática intervenções urbanas que evidenciam a importância vital dos elementos e processos naturais que nos cercam, ao mesmo tempo que promovem a qualificação sustentável desses espaços. A partir da análise das diferentes nuances do ambiente natural urbano da cidade de Porto Alegre (RS), o recorte espacial da proposta tem foco no Arroio Passo da Mangueira, corpo hídrico que marca o denso traçado urbano da região e permeia diferentes áreas verdes e maciços vegetais.
Como estratégias gerais da proposta, foram considerados quatro elementos que mostram-se essenciais na conscientização ambiental urbana: as águas, a biodiversidade, a alimentação e o lixo. Cada elemento originou diferentes estratégias de projeto, sendo estas aplicadas nas 12 áreas verdes que marcam o trajeto ao longo do arroio. A combinação das aplicações resulta na criação do “Catálogo de Intervenções”, instrumento que visa tornar as intervenções aplicáveis em quaisquer áreas verdes urbanas.
Visando materializar algumas das propostas, os projetos de duas praças foram desenvolvidos em microescala, exemplificando mais detalhadamente as possibilidades pensadas para o projeto urbano da região.

Deixe seu comentário