Edifício Multifuncional na praia de Atlântida

O projeto apresentado tem como objetivo fomentar o turismo da praia de Atlântida na cidade de Xangri-lá/RS durante o período do ano todo, o edifício multifuncional tem como premissa diferenciar-se das edificações existentes, criando uma interação com o público usuário através da infraestrutura de lazer, praças e comércios propostos, o que se dará através de uma diversidade de atividades ofertadas na edificação possibilitando a circulação e permanência de usuários de diferentes perfis dividindo o mesmo espaço. Essa permeabilidade e integração com o entorno já existente permitem uma concentração em uma área já desenvolvida. Inclui-se na infraestrutura ofertada todo o aparato de operações, serviços e administração que possibilitam aos condôminos uma alterativa de renda através do aluguel de suas unidades, estimulando uma circulação economia local.
A região é conhecida pelo seu alto potencial de turismo, todavia até o momento o local não foi favorecido com uma modalidade de construção que leve em conta as necessidades de locação ou permanência no imóvel por períodos curtos. Essas situações são norteadoras no processo de escolha do tema, principalmente considerando as recentes mudanças no uso da habitação trazidas pela nova realidade social.
Devido à pouca oferta de hospedagem na praia de Atlântida o público se vê obrigado a alugar imóveis em Capão da Canoa/RS, cidade vizinha, apesar da praia de Atlântida já possuir boa infraestrutura de lazer, restaurantes e casas noturnas.
No pavimento térreo da edificação proposta visa oferecer além do comércio diversificado, praças e espaço ao ar livre, bem como eventos culturais de modo a provocar nos usuários a sensação de bem-estar e pertencimento ao local, motivando sua permanência.
A cidade de Xangri-lá está localizada à poucos quilômetros de distância da capital e região metropolitana do estado possuindo uma localização geográfica propriamente dita de fácil acesso para um grande número de pessoas, é frequentada por um público relativamente jovem e de alto poder aquisitivo. De outro lado, não acompanhou a evolução trazida pela internet no que tange as hospedagens e os novos anseios desse público. Além do mais, a falta de diversificação do comércio existente faz com que os veranistas e moradores tenham que se deslocar até o município vizinho para fazer compras e adquirir serviços, o que resulta numa perda de receita e arrecadação para Xangri-lá.
A atual mudança de hábitos das pessoas aflorou a necessidade de maior permanência em seu local de moradia, o que é facilitado quando estão disponíveis serviços, comércios e atividades de lazer um mesmo espaço.
A área de intervenção proposta conta com 8.983,89m², fica localizada no centro da praia de Atlântida, no município de Xangri-lá/RS, conta com fácil acesso pela rodovia RS 407, principal pórtico de Xangri-lá e Avenida Central. Esta localização é facilmente acessada pelos moradores de municípios vizinhos, turistas e público proveniente da capital, região metropolitana e serra gaúcha.

Deixe seu comentário