Há em Porto Alegre uma área que chama por mudança, o 4º Distrito é uma porção abrangente, localizado às margens do rio Guaíba. A região sofreu uma desconcentração industrial em virtude da mudança da localização das indústrias para outras áreas da região metropolitana.
Porém, essa área ainda apresenta uma série de grandes estruturas fabris e residenciais, que passam a compor o patrimônio histórico-cultural do município (DE JESUS, RODRIGO). Grande parte dessas instalações estão vazias até hoje, causando o aspecto de degradação e subutilização, transformando a área em um vazio urbano. Logo, a possibilidade de requalificar os fragmentos do pouco que sobrou é fundamental para o desenvolvimento da cidade.
O objetivo do projeto é propor um equipamento catalizador para a revitalização do 4º Distrito, gerando vitalidade e impulsionando a renovação dos antigos galpões industriais para atender às novas demandas da cidade. Criatividade, tecnologia e economia são fatores de estímulo e ponto de partida para a inserção de novos projetos na área. Além disso, a valorização do patrimônio histórico-cultural foi levada em conta para manter a sua memória.
Sendo assim, o projeto consiste na requalificação da antiga fábrica da Neugebauer – localizada no bairro Navegantes, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul – dando-lhe um novo uso e reestruturando a área onde está inserida. Logo, será proposta a implementação de uma Indústria Criativa e Tecnológica, promovendo diversidade econômica, social e cultural, valorizando a pré-existência.
A diversidade cultural, em conjunto com a tradição gaúcha, faz do Rio Grande do Sul um dos principais polos criativos brasileiros. Com um cenário cultural local arrojado e dinâmico, o Estado é destaque em diversas frentes da indústria da criatividade.
Busca-se atrair um público ativo que ajude a impulsionar a economia da região e melhore a relação da cidade com a zona. A emergente “classe criativa” é composta por um grupo de profissionais, cientistas e artistas. Além da classe criativa, usufruirão do projeto empresas, universidades e o governo, proporcionando uma interação diversificada da população.
Por estar em uma zona bastante edificada, terá ênfase o estudo da sua relação com o contexto urbano, cuidando o impacto deste no entorno imediato e no bairro em que está inserido. Para isso, foram utilizados princípios de reversão do processo de degradação do 4º Distrito, oportunizando novos investimentos econômicos e sociais, incentivo de novos usos para edificações históricas, criação de novas áreas verdes e de lazer e a promoção da miscigenação de usos. Além disso, alguns pontos principais para a criação do partido foram a modulação, o térreo ativo, criação de áreas de convívio e de novos visuais, e a implementação de um projeto catalisador.
Do Chocolate à Criatividade: a Indústria Criativa do 4º Distrito
Autor:
Laura De Luca Baccarin
Orientador:
Rodrigo Poltosi Gomes de Jesus
Instituição:
Centro Universitário Ritter dos Reis - UNIRITTER - Campus Zona Sul
Data:
2021-2
Deixe seu comentário