Complexo Novo Curtume – Centro de Negócios e de Incentivo à Preservação Ambiental

Na cidade de Santo Ângelo – RS, em um lote urbano central, de aproximadamente 40 mil metros quadrados, situado a menos de 700 metros de distância da Catedral Angelopolitana – centro da cidade, se situa a área da atual massa falida do Curtume Basso. O projeto proposto pretende reabilitar o antigo Curtume Basso, na ideia de dar diretrizes para toda a área e desenvolver arquitetonicamente um recorte do complexo. Reabilitar, tem como meta a reinserção do local no ciclo econômico da cidade, construindo o “desenvolvimento urbano sustentável”. A percepção de uma grande infraestrutura obsoleta no centro da cidade, junto à necessidade de criação de um local encorajador de novas ideias geradoras de renda na região dá surgimento ao Complexo Novo Curtume – Centro de Negócios e de Incentivo à Preservação Ambiental. Trata-se de um projeto de iniciativa pública e privada que pretende acelerar o crescimento econômico de Santo Ângelo e região e proporcionar um novo espaço público, em forma de praça, às margens do arroio Itaquarinchim, o único do município.
Passados 20 anos do fechamento da empresa, os prédios estão assim constituídos: parte em ruínas e parte em condições de uso, totalizam mais de 10 mil metros quadrados de área construída que podem ser requalificadas. O presente trabalho vem com o intuito de reabilitar essa área. E, com isso, beneficiar a cidade nos diferentes aspectos: desenvolvendo o entorno imediato do lote, que está sob esquecimento do ciclo econômico local, construir uma praça às margens do arroio Itaquarinchim e, assim incentivar a preservação do mesmo; inserir um espaço de feiras de negócios, importante impulsionadora da economia local e regional; educar patrimonialmente os munícipes, que teriam de exemplo um local de nova arquitetura em espaços com edificações pretéritas; e, por fim, aplicar o paisagismo bioremediador, que faria a descontaminação do solo, esta proveniente da prática de curtimento do couro. Dentre as várias assertivas que o projeto traz, seguramente o principal motivo de despertar do mesmo, e a essência do empreendimento, é o de edificar um local de pertencimento à cidade, ao arroio e a história da mesma. O projeto Complexo Novo Curtume constitui, basicamente, um início da construção do futuro da cidade, em um local de tanto zelo no passado.
Dentro das justificativas e objetivos apresentados, o principal resultado almejado é a criação de um espaço que faça os visitantes pertencerem ao mesmo, se identifiquem com o ambiente e criem suas próprias histórias em um local que já construiu várias delas.
Sendo assim, a identidade e pertencimento se torna conceito chave deste projeto, ainda mais, quando colocado ao lado da citação do arquiteto e gestor Jaime Lerner.

“A identidade gera o sentimento de pertencimento, a referência que nos orienta enquanto cidadãos. No âmbito urbano, a identidade se reflete nos vínculos que estabelecemos com os espaços da cidade, seus elementos de referência – patrimônio histórico, rios, ruas, praças e parques – que passam a fazer parte constitutiva do nosso cotidiano.“

Jaime Lerner, 2013.

Deixe seu comentário