O projeto a ser desenvolvido é de caráter social e comunitário voltado para o esporte, cultura, educação e bem estar social. Um equipamento público utilizando sistemas sustentáveis capazes de atender a população das regiões periféricas de Porto Alegre. O Brasil é um país de grande desigualdade social e possui também uma grande dimensão territorial, fazendo com que muitas cidades e bairros recebam pouca assistência do poder público, sendo assim os locais destinados ao aprendizado e ao convívio, tem sido cada vez mais escasso e desvalorizado nas cidades atuais.
Através das análises, observamos que a região da Lomba do Pinheiro está vulnerável a vários índices socioeconômicos, além da escassez de centros sociais na região, todavia o terreno escolhido fica localizado na via principal de acesso do bairro e local de passagem dos moradores, na esquina entre a estrada João de Oliveira Remião e a alameda Elízio Telli. O terreno possui área de 2.329 m², com sua testada maior, voltada para norte e sua topografia com um declive bem acentuado.
A região pertencia a famílias de origem portuguesa, que cultivavam a terra e criavam animais. Um dos mais antigos comerciantes da região foi João Oliveira Remião, na qual foi nomeada a principal estrada do bairro. O centro comunitário será executado em tijolos maciços, sendo sua principal estrutura, além disso será executado com laje plana.


Deixe seu comentário