Complexo Cinematográfico: um espaço de memória e de criação

O projeto desenvolvido se trata da proposta de restauração de parte de uma antiga edificação localizada na cidade de Pelotas, RS – o prédio da Antiga Cervejaria Sul-Riograndense – no qual também é apresentado e detalhado o projeto arquitetônico de um volume anexo novo.
O trabalho em questão foi desenvolvido para a Universidade Federal de Pelotas voltado para produção de conteúdo cinematográfico. O espaço conta com uma estrutura para os cursos de Cinema de Animação e Cinema e Audiovisual, abrangendo as etapas de produção, edição e divulgação do conteúdo criado, atendendo às demandas de ambos os cursos.
O conceito norteador do projeto é propor um espaço de criação e de memória tanto para os estudantes da universidade quanto para a comunidade. A criação é dada através da produção de conteúdo audiovisual e a memória por meio de espaços de projeção que remetam aos antigos cinemas da cidade.
O volume anexo proposto tem como objetivo abrigar os espaços de criação, como os estúdios de gravação e de stopmotion. Já a construção a ser restaurada, conta com os espaços de projeção e de memória do complexo. Neste volume está prevista uma sala de projeção tradicional, que atenda todas as normas e especificações técnicas, e um espaço de projeção mais dinâmico e informal.
A ideia do complexo é proporcionar diversos espaços e sensações vinculados à arte do cinema. Sempre respeitando a memória, a história, os moradores da cidade e os estudantes. Um espaço que remeta aos acontecimentos passados e os que estão por vir. Que respeite o antigo e o novo através de um espaço de memória e de criação.

Deixe seu comentário