Centro Educacional de Contraturno Escolar | Nova Prata RS

A proposta do Centro Educacional de Contraturno Escolar para a cidade de Nova Prata surgiu da necessidade de oferecer um espaço acolhedor para crianças e adolescentes do município no período de contraturno escolar, com o objetivo de proporcionar melhores níveis de educação a esse público, fortalecer as interações sociais e despertar o interesse pela educação. O projeto é destinado a todos os estudantes da rede pública municipal, além de ser aberto ao público geral, com a oferta de espaços de uso comunitário.
A educação no Brasil avançou lentamente ao longo dos anos, mas, em 2014, com a implementação da Lei nº 13.005, foi criado o Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas para melhorar a educação no país. Uma das metas do PNE é oferecer educação integral em 50% das escolas públicas até 2024. O Novo Ensino Médio também foi implementado, com o objetivo de ampliar a formação dos estudantes por meio de atividades extracurriculares. Nesse contexto, o projeto proposto visa apoiar as escolas públicas do município, oferecendo um espaço para educação integral, com atividades complementares e melhores oportunidades para os alunos. Além disso, o projeto também contempla a criação de espaços públicos de lazer, por meio de um parque urbano integrado ao Centro.
Considerando a necessidade de um local para abrigar atividades de contraturno no município e a carência de espaços comunitários de uso público para toda a população, surgiu a oportunidade de unir essas duas demandas em um local central da cidade, mapeado pelo Plano Diretor como área de interesse de uso público, mas que há muitos anos está sem uso.
O terreno, por ser central, facilita o acesso às escolas da cidade. Além disso, o entorno é predominantemente de uso misto e residencial, o que favorece a integração com a comunidade local. Por ser uma área ampla, ela possibilitou a implantação de um programa alinhado com as necessidades do município. Também oferece a possibilidade de abrigar um parque urbano, que beneficiará toda a comunidade, promovendo o uso público do espaço. Como mencionado anteriormente, a área escolhida está classificada como Zona de Interesse Público no Plano Diretor Municipal, o que elimina a necessidade de remembramento de lotes privados, reduzindo custos adicionais ao erário público. A localização também se destaca pela facilidade de acesso, especialmente pela proximidade com a Avenida Luiz Marafon, garantindo um fluxo de mobilidade rápido e eficiente.
O programa da edificação proposta contempla atividades para alunos de todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino médio e a preparação pré-vestibular. Além disso, oferece espaços de uso público, como auditório e ginásio de esportes. O parque urbano proposto inclui diversos espaços abertos, estimulando a vitalidade da área e proporcionando um local centralizador de eventos para o município.

Deixe seu comentário