Centro de Reabilitação e Abrigo para cães e gatos em Dom Pedrito

O projeto é um Centro de Reabilitação e Abrigo para cães e gatos, na cidade de Dom Pedrito/RS, sendo uma referência para a região em programas de cuidado, controle e bem estar animal.
Abrigos para animais, também chamados de zoocômios, tais como canis e gatis, são locais especialmente construídos para alojar determinados animais, frequentemente os abandonados. Podem ser obras de ONGs, pessoas solidárias, governamentais, ou por empresas privadas.
A criação do Centro busca unir um novo conceito dos antigos canis municipais e como a arquitetura pode contribuir com o bem-estar desses animais, da população e consequentemente, da cidade como um todo. Tendo como objetivo diminuir os animais nas ruas, controlar suas ninhadas e fazer com que os mesmos possam ser tratados e bem cuidados, suprindo suas necessidades.
O Centro conta com canil e gatil que irá abrigar em média 200 cães e 200 gatos , estes passarão por tratamentos hospitalares, atividades ao ar livre, adestramento e adoção. A clínica possui ?sioterapia, banho e tosa, salas de exames e cirurgias, sendo estes procedimentos também abertos ao público, no qual será cobrada uma taxa pelos serviços prestados. No centro do terreno ?cará a área de lazer dos animais, á área de reabilitação e ainda uma área de estar para que possam ser feitas as feiras de adoção. A concepção da edi?cação parte de conceitos de sustentabilidade adotando medidas como: energia fotovoltaica, aquecimento solar de água, aproveitamento da água da chuva, paredes e telhado verde, resultando assim uma economia para o Centro.
O local para a implantação da proposta está localizado na macrozona mista de desenvolvimento e corredores BR293 e RS630 as margens da BR 293 no município de Dom Pedrito, com acesso pela BR 293 e pela rua Ataulpa Guterres. A cidade está localizada entre as cidades de Santana do Livramento, Lavras do Sul e Bagé.
A escolha do terreno deu através da necessidade do Centro de Reabilitação e abrigo ser afastado da cidade, por motivos de higiene, barulho produzido pelo animal e a necessidade de uma área ampla onde os animais possam usufruir deste local. O terreno está localizado a 350m da entrada principal da cidade, estando com frente sul para a BR 293 e possuindo a Rua 01 que passa em frente ao terreno. A norte possui a Rua Ataulpa Guterres que também dará acesso ao terreno, com um desnível de 2,00m. A área possui as seguintes dimensões: a norte 105,00m, a sul 100,00m, a leste 106,00m e oeste 142,00m, totalizando aproximadamente 12.371m².
ÁREA DO TERRENO:12.371,00m²

Deixe seu comentário