O projeto está localizado no Parque Natural Morro do Osso, uma importante Unidade de Conservação (UC) situada na região centro-sul da cidade de Porto Alegre. A proposta para a intervenção arquitetônica busca explorar as potencialidades do próprio local de implantação, propondo assim um Centro de Educação e Interpretação Ambiental. O foco não é apenas o programa educacional, mas também o interpretativo, aproveitando o espaço natural e a beleza cênica local para criar uma conexão entre as pessoas e o meio ambiente, fomentando o senso e a responsabilidade com a preservação ambiental.
O terreno, que apresenta cerca de 127 hectares, utiliza o Plano de Manejo da Unidade para intervir em duas regiões. A primeira é próxima ao acesso do Parque, feito pela Rua Irmã Jacomina Veronese, onde se localiza a edificação da Sede, que inclui espaços de exposição, sala de oficina e palestras, área administrativa, serviço e alojamento para desenvolvimento de pesquisas na Unidade de Conservação. A segunda intervenção ocorre no topo do morro, onde é realizada uma intervenção paisagística de forma sutil, evitando agressões ao local.
O topo do morro se aproveita da versatilidade da estrutura de madeira, utilizada no restante do projeto, para desenvolver mobiliários e equipamentos destinados ao paisagismo local. Assim, foram projetados pergolados, bicicletários, mesas e bancos, que são utilizados para atender o programa proposto no local.


Deixe seu comentário