CEAC – Centro de Arte e Cultura

O projeto trata-se de uma proposta de implementação de uma edificação voltada para a arte e cultura na cidade de Garibaldi-RS, oferecendo ambientes multiuso em um terreno central da cidade. Por ser fortemente conhecida pela cultura Italiana, o projeto prevê o desenvolvimento da arte e cultura, juntamente com espaço aberto para promover a integração social. Para a definição do local e tema do projeto foram feitas pesquisas com a população, a qual obteve como resultado com maior quantidade de votos, a proposta de um centro cultural em um terreno da Prefeitura.
O conceito do projeto tem a intenção de incentivar, proporcionar e dedicar arte e cultura à todos. Com uma proposta de ligação entre a praça central e um ponto turístico da cidade, a estrutura conta com um eixo central com espaço coberto que serve como apoio para eventos, juntamente com uma praça ao norte.
O projeto consiste em dois blocos interligados por uma cobertura, além de contar com uma escada externa a qual possui uma passarela que interliga as edificações, adotando uma permeabilidade em todo edifício. Onde no subsolo ficam as garagens, no bloco a oeste ficam o café, restaurante e área administrativa e um terraço, e o bloco a leste conta com um foyer, sala de exposições, auditório e salas de atividades. As salas de atividade são marcadas por cores, facilitando a linguagem das pessoas que frequentam os espaços.
Sendo um ponto focal, a escada central, é proposta em metal e sustentada por cabos de aço na cor preta, juntamente com a passarela no mesmo material. A laje é protendida, com tavela e vigota, tendo em vista ela ser aparente em toda a construção, com as instalações elétricas também aparentes.
As fachadas são compostas por na linguagem única, utilizando cobogó em aço carbono, pele de vidro com caixilhos pretos, esquadrias na orientação vertical para dar a sensação de maior altura para a edificação, contando com uma predominância da pintura em cimento queimado.
Integrada ao projeto a praça conta com espaço de contemplação, playground, praça cívica e um anfiteatro com uma escadaria aproveitando o muro de contenção existente. Relacionando com a linguagem do prédio, o mobiliário urbano traz a materialidade do concreto e da madeira. Outro ponto importante, é a rua coberta já existente ao norte, a qual foi mantida e qualificada por ser o principal ponto de ônibus da cidade.

Deixe seu comentário