Bairro Sustentável Vindouro do Pampa

Concebido para estabeler novos parâmetros da forma de viver na cidade de Bagé/RS, o Bairro Vindouro do Pampa alia design eficiente e sustentável a fim de solucionar e reinterpretar as novas propostas de loteamentos da cidade. O projeto é ancorado às margens do arroio Bagé, e beneficia a comunidade com novas instalações, conexões e espaços cívicos. O bairro proporcionará aos cidadãos mais qualidade de vida, reduzindo os danos ambientais, melhorando sua saúde, a independência e prolongando a longevidade.
Extensas alamedas verdes reajustam o equilíbrio entre veículos, pedestres e ciclistas ao mesmo tempo que melhora o domínio público. Caminhos sinuosos e arborizados projetados especificamente para pedestres, automóveis e transporte público garantem a conexão entre os espaços do bairro. No subsolo, a rede de infraestrutura se locomove de forma oculta aos olhos humanos, oferecendo alta qualidade e minimizando a poluição visual, além de aumentar a disponibilização de espaços abertos.
Os conjuntos habitacionais contam com edifícios eficientes, animados ao nível térreo por lojas, restaurantes e uma série de novos espaços abertos que mantém a vida ativa da comunidade.
O parque linear nas margens do arroio Bagé foi tratado simbolicamente como coração do projeto. O bairro é dividido em duas margens: Norte e Sul e oferece contato direto com a natureza a poucos passos de distância de ambos os lados. No seu interior, o arroio e a vegetação ciliar continuam intactos e foram utilizados como partido projetual para a concepção do espaço. Planejado para oferecer um novo destino verde para os moradores do Vindouro do Pampa e também de toda a população bageense, o parque reitera que viver em comunidade e em contato com a natureza de forma harmoniosa é possível.

Deixe seu comentário