Ampliação e Revitalização HNSN – Hospital Nossa Senhora dos Navegantes

Ampliação & Revitalização HNSN
Hospital Nossa Senhora dos Navegantes

Ele está no meio do caos da saúde;
Perdendo a vitalidade aos poucos;
Caindo em esquecimento;
Sendo levado pelas intempéries durante décadas;
Engolido por caóticas estruturas…

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes é o primeiro e único hospital de Torres. Fundado em 1954, sua estrutura original possuí elementos de uma arquitetura californiana, com arcos presente em outras edificações da cidade, que marcam características muito fortes da época, que aos poucos foram se perdendo em razão do estilo ser considerado sem aplicação das proporções e regras de composição clássicas. Embora não seja um patrimônio tombado faz parte da história do município, esteve vivo por anos na vida da comunidade e aos poucos foi se perdendo, engolido por novas instalações desordenadas, ganhando novos elementos que não compreendem sua essência.
O presente projeto propõe a revitalização e ampliação do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. A proposta surge a partir da vontade de aprimorar o atendimento hospitalar em toda a região litorânea através de melhorias na infraestrutura e instalações do único hospital da cidade.
O projeto visa levar atendimento de qualidade a diversas cidades, não apenas Torres, visto que este hospital atende a população de cerca de oito municípios em sua volta, que juntos somam em torno de 68.000 habitantes, englobando os municípios de Arroio do sal, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Terra de Areia, Três Forquilhas e claro, Torres.
O foco principal da ideia é, através de reformas e reacomodações de setores e ambientes da atual edificação, criar um novo edifício anexo, interligado com o existente, de forma que consiga acomodar as funções mínimas de um hospital, tornando-o mais humanizado, confortável e descontraído para atender seus usuários.
Para que tal proposta pudesse ser desenvolvida foi realizado um trabalho de pesquisa na área da saúde buscando entender, desde os primórdios da sociedade, como acontece, se desenvolve e se transforma o ambiente hospitalar, a fim de juntar conhecimento e informações para a elaboração do projeto arquitetônico em si.
O programa é extenso e complexo e ainda tratando de um projeto de revitalização e ampliação, é necessário ter o cuidado para que as características da edificação nova se adequassem com a antiga, sem prejudica-la, ajustando elementos construtivos e estéticos com a finalidade de mesclar as duas, tornando-as uma só, compreendendo os materiais e formas, sem deixar de lado o destaque e o diferencial de cada uma, dando a devida importância que cada uma representa, onde uma simboliza a história e a importância de preserva-la e a outra o futuro e a tecnologia, tosas indo a favor da humanidade, sempre priorizando a humanização dos espaços.

Deixe seu comentário