O cais do Porto Velho já foi um lugar de extrema importância para o município de Rio Grande, foi ali onde a cidade se estabeleceu como principal porto da região sul do país. No entanto, com a construção dos novos terminais portuários em outros pontos da cidade, a paisagem dos arredores do Porto Velho sofreu mudanças drásticas e atualmente é caracterizada pelo abandono e pela subutilização. A cidade, que é apelidada de noiva do mar, virou as costas para suas margens e hoje faz-se necessário renovar seus votos de casamento com a água que a circunda.
Portanto, para restabelecer e ressignificar este vínculo da cidade com a sua própria paisagem, propõe-se um objeto arquitetônico que possua uma relação tão íntima com a Lagoa dos Patos quanto a própria cidade de Rio Grande. Um edifício de onde seja possível contemplar a beleza natural da lagoa e ter uma experiência de contato direto com a água.
O projeto em questão é o novo terminal de passageiros para a estação hidroviária de Rio Grande. O tema foi escolhido visando atender às demandas por novas instalações para os serviços de transporte aquaviário na cidade, já que hoje transitam diariamente cerca de 1,2 mil pessoas entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte por este meio de transporte, e a previsão é de que este número aumente ainda mais no futuro.
O programa de necessidades consiste em um programa básico para um terminal aquaviário. Este deve ser provido de espaços de espera, embarque e desembarque e de áreas técnicas e de apoio. Ainda propõe-se associar ao edifício um programa arquitetônico misto – com restaurante, cais público e espaço expositivo – como estratégia para criar uma melhor integração entre o projeto e seu entorno, estabelecendo usos variados como forma de revitalizar o espaço urbano e criar novos atrativos junto ao local de implantação do projeto.
Por se tratar de um modal de transporte, a escolha para o ponto de implantação se deu, principalmente, por conta das conexões viárias, da proximidade com o centro da cidade e da disponibilidade de linhas de transporte público no entorno. Portanto, o local escolhido para a implantação do projeto é sobre a água, em frente à linha do cais oeste do Porto Velho, no encontro de duas vias coletoras da cidade – a Rua General Neto e a Rua Francisco Campello – no centro histórico do município.
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