Requalificação urbana da Júlio de Castilhos e Praças – Farroupilha | RS

Requalificação urbana da Júlio de Castilhos e Praças – Farroupilha | RS

Vitalidade urbana diz-se sobre a vida dos espaços públicos. O espaço público mais abrangente em uma cidade são as ruas. As cidades com preceitos modernistas negligenciam os passeios públicos e dão atenção quase que exclusiva aos carros. Porém, menos carros, mais pessoas. Mais pessoas, mais segurança. Só é interessante usar a rua quando se tem motivos para usá-la. Diversidade de usos potencializam o seu uso. O uso do espaço público potencializa a sociabilidade. É uma necessidade do ser humano socializar. É necessário que se tenha pessoas olhando para o que acontece nas ruas. Olhos na rua geram segurança. Pessoas atraem pessoas.

Sob a perspectiva dos autores: Jacobs (2003), Gehl (2010), Speck (2016), Domingos (2015) e Lerner (2011), o trabalho se iniciou a partir de uma imersão teórica. O tema, portanto, se dá pela intenção de requalificação de um recorte da Rua Júlio de Castilhos, além das praças que acontecem no setor de estudo, na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. O principal objetivo do trabalho é o de potencializar os índices de vitalidade urbana da rua Júlio de Castilhos e das praças da Bandeira, da Máquina e do Monumento. Isso inclui a reorganização da hierarquização viária priorizando o pedestre, valorização patrimonial, concepção de sentido de identidade para a rua e praças e qualificação dos espaços públicos. O diagnóstico envolveu análises morfológicas, percepção ambiental e avaliação de diversos aspectos, como uso do térreo das edificações, caminhabilidade, vitalidade urbana, vegetação e características complementares que permitiram identificar as problemáticas do lugar. Foi possível identificar quatro diferentes trechos morfológicos no decorrer do percurso da rua.

Para a proposta, considerou-se as especificidades de cada um dos trechos morfológicos, propondo estratégias compatíveis, mas que a partir de elementos como mobiliários urbanos, vegetação e materialidade, garantisse o sentido de identidade para todo o percurso. Foi proposto uma nova hierarquização viária, com leito carroçável estreito, ciclovia e calçadas largas. Mobiliários urbanos distribuídos no decorrer do percurso e praças. Criação de canteiros com arborização com cores e cheiros, para contribuir na identificação de cenários. Despoluição visual a partir de diretrizes que buscam garantir que a publicidade, principalmente em edificações de valor patrimonial, sejam respeitosas. Pavimentação desfragmentada, com tons diferentes em usos distintos, contribuindo para a identificação do zoneamento. Iluminação cênica nas edificações de valor patrimonial, destacando-as.

O trabalho busca potencializar a vitalidade urbana e contribuir com a paisagem urbana do setor histórico da cidade de Farroupilha, com estratégias que objetivam criar espaços e percursos que geram experiências visuais/sensoriais que valorizam a interação social, o patrimônio histórico, a natureza e as pessoas.

Deixe seu comentário