REQUALIFICAÇÃO DO MONTE CALVÁRIO – SÃO MARCOS/RS

REQUALIFICAÇÃO DO MONTE CALVÁRIO

O projeto está localizado na cidade de São Marcos, município com aproximadamente 22 mil habitantes. Faz divisa com Campestre da Serra, Caxias do Sul, Antônio Prado e Flores da Cunha, sendo que suas terras são as primeiras da serra a serem alcançadas pelos que vem do norte do país.
A escolha do tema e do local foi definida através da identificação do símbolo e principal ponto turístico de São Marcos como uma área de grande potencial econômico, cultural e religioso. O Monte Calvário é um local com um percurso de 150 metros de subida com a representação das 14 estações da via sacra e, no ponto mais alto, fica o monumento de Cristo Crucificado, com 26,50 metros de altura e visão panorâmica de toda a a cidade. Apesar de ser um espaço muito frequentado pelos munícipes e um monumento único em toda a região da serra, não há nenhuma estrutura de apoio ou serviços, limitando as atividades como de curta permanência. Também há falta de segurança, sendo perigoso o acesso em horários de menor movimento ou à noite.
A proposta de REQUALIFICAÇÃO DO MONTE CALVÁRIO solucionar diversas demandas do município, valorizar a cultura e a fé, reconhecer o patrimônio local e ser opção de lazer e turismo para cidade e região. É valido ressaltar que o espaço possui mais de 70 anos de história e hoje é considerado “sagrado” pelos são-marquenses, os quais possuem muito afeto e orgulho devido sua história e simbologia.
O projeto possui três pilares: gastronomia, fé e espaço público, trazendo toda infraestrutura necessária para o complexo, mas mantendo o destaque e o respeito pela sua função principal, que é a religiosa. O partido se dá a partir da colocação de três blocos, dois nas laterais do monumento principal, um restaurante e um café, e um nos fundos onde se estabelece as funções religiosas. A fim de dar maior destaque para a Cruz e organizar as funções de acordo com o nível, sendo as de maior importância no nível acima e as seculares num nível abaixo, todos os blocos foram semienterrados, de forma que seus telhados funcionassem como terraços. O restaurante e o café suprem as necessidades gastronômicas da cidade e as geradas através dos visitantes e funcionam em diversos horários do dia. Já o espaço religioso possui uma capela e uma sacristia que servirão de apoio para celebrações e para momentos de oração. Esse bloco, ao por do sol, tem a sombra da cruz projetada no corredor central, reforçando ainda mais a simbologia da fé
Os terraços possuem função de espaço público de lazer e contemplação. Ao lado do setor religioso há um parque infantil com brinquedos acessíveis projetados especialmente para esse local, assim como todo o restante do mobiliário. Todos os espaços possuem acessibilidade universal garantida através de rampas. O percurso da via sacra também foi requalificado através da inserção de recantos para oração e descanso, como um apoio, uma vez que seu trajeto não possui inclinação adequada para acessibilidade.

Deixe seu comentário