Incubadora de Startups + Coworking. Ecossistema de inovação em Caxias do Sul – RS

Atualmente segundo os dados Levantados pelo INSTITUTO CALDEIRA, 2021, no Rio grande do Sul de 2019 para 2021 houve um crescimento de 57% na abertura de novas startups, sendo formado por 28 diferentes setores que formam um ecossistema empreendedor no estado, todos estes setores têm ligação direta com a tecnologia e o modelo de inovação. Ano após ano o número de startups vem crescendo e hoje somam mais de 900 startups sendo mais da metade na região metropolitana de Porto Alegre. Segundo Bruno Bastos, presidente da associação Gaúcha de Startups a AGS a maioria dessas Startups estão na fase de validação e operação, sendo este processo fundamental para tornar as hipóteses mais tangíveis.
O papel das Startups não se restringe somente a serem negócios inovadores, tecnológicos, que solucionam reais problemas de pessoas, empresas ou da sociedade, em geral. Fornecendo a constante mudança e busca por soluções criativas.
A cultura inovadora é essencial para que haja uma relação mais próxima entre pessoas que formam a nossa sociedade. Especialmente quando se pensa em um ecossistema formado por essas conexões. É fundamental conectar empresários, estudantes, universidades, empresas, isto faz com que cada vez mais os profissionais sejam qualificados para atuar no mercado de trabalho, criando condições favoráveis ao empreendedorismo, ao desenvolvimento econômico e consequentemente gerando novas oportunidades e maior longevidade das startups.
Em Caxias do Sul, devido à pandemia global que ocorreu no ano de 2020 houve um interesse maior da economia local em investir e incentivar a abertura de novas startups, neste período foi sancionado em dezembro de 2021 a “Lei da inovação” que busca mecanismos de incentivos e apoio a inovação, pesquisa cientifica e a serviços de base tecnológica. Em janeiro de 2022 Caxias do sul se associou a um consórcio de cidades com vocação para startups e empresas do setores de TI com a finalidade de atrair investimentos, eventos de inovação e tecnologia. Fazem parte deste consócio as cidades de Porto Alegre, Florianópolis, e Joinville.
Desta forma Caxias do Sul busca fortalecer o ecossistema de startups local e melhorar seu posicionamento no ranking de abertura de novas startups no estado sendo referência como polo inovador também em âmbito nacional. Em resposta as projeções futuras quanto a economia de Caxias do sul torna-se necessário o surgimento de um espaço que fomente o trabalho coletivo para estimular o empreendedorismo através de ideias inovadoras, com profissionais cada vez mais capacitados a atuarem com as mais diversas tecnologias, soluções inovadoras e a partir das conexões, compartilhamento das experiências entre empresários, estudantes e população, em geral tenham capacidade de vencer os desafios econômicos especialmente após 4 anos de abertura, que são considerados os mais críticos na fase de consolidação das startups.

Deixe seu comentário