Float – Um manifesto das cenas

A arte se mostra provocativa,
com o principal objetivo de estimular emoções.
Por manifestar, através da efemeridade, uma historia.

Um espetáculo é fundamentado por detalhes.
Por causar sensações e reflexões através de narrativas.

A cidade, por sua vez,
é feita de contos individuais que compõem um coletivo.
Que ecoam horizontes e reproduzem cartões postais.

A arquitetura se mostra maestra da orquestra;
Que harmoniza uma composição feita de pessoas e espaços.

O Float é apenas um capítulo da narrativa porto-alegrense.
Que compõe mais um cenário pra cidade
A medida que a cidade se torna sua principal plateia.

_Manifesto do projeto, escrito pelo autor.

Introdução:
Float é um centro de artes da cena para a cidade de Porto Alegre que vai muito além de um complexo multipalco, ele se estende enquanto equipamento urbano anexado ao contexto da orla do lago Guaíba. Tem como principal objetivo atender todas as escalas e atividades complementares às demonstrações das artes cênicas, desde a produção e ensino, até espaços inovadores de apresentações, ampliando os olhares sobre a cena em sua maior complexidade e amplitude.

Conceito:
Sua base narrativa e conceito são desenvolvidos a partir do manifesto escrito para o projeto, onde se desenvolvem três pilares: Arte, que direciona à sua monumentalidade; Espetáculo, que desenvolve sua volumetria recortando enquadramentos cênicos para a cidade; e Cidade, que representa a individualidade de cada ser que compõe o território, tornando o centro das artes da cena um equipamento único e original dentro de Porto Alegre.

3 momentos de projeto:
Masterplan: A ORLA DAS ARTES
O trecho 02 da orla do lago Guaíba serve como primeiro passo no contato da cidade com a arte, repleto de espaços abertos às mais diversas intervenções artísticas, se consolida como destino inicial na narrativa artística do complexo Float.

Acesso elevado: O ESPAÇO COMO NARRATIVA
A narrativa da jornada do público ao seu contato com a obra focal é bela e ousada, ela se estabelece enquanto uma promenade sobre as copas das árvores que permite uma nova descoberta espacial a cada novo passo.

Complexo construído: O PALCO DA CIDADE
A obra é simplesmente um novo cenário postal para a cidade, ela é composta por 4 prismas escultóricos que submergem as águas do guaíba e se revelam como paisagem aos olhares dos porto-alegrenses.

Distribuição do programa:
O programa do PALCO DA CIDADE é distribuído em 3 principais níveis:
_O primeiro pavimento é o subsolo, com o programa semipúblico, zonas de serviço e cenotécnica;
_O pavimento térreo proporciona as conexões cobertas entre as cascas e a circulação pública, conectando as salas de espetáculos.
_O terceiro pavimento da edificação é marcado pelo cruzamento elevado, que articula as cascas externamente e promove cruzamentos contemplativos que emolduram as visuais para a cidade.

O Float é um manifesto das artes da cena e pode ser lido como tal, pois sua estrutura inteira é lançada para dentro do lago, fugindo da obviedade em um movimento de imposição e garantia da percepção de sua relevância para a cultura, tornando a cidade sua principal platéia.

Deixe seu comentário