ESPAÇO DE EVENTOS SOCIAIS

Espaço de Eventos Sociais
O projeto trata-se de uma proposta de implantação de um Espaço de Eventos Socias, no município de São Marcos/RS, devido ao conhecimento da carência de tal empreendimento, para atender de forma adequada a população.
Este espaço, surge com o objetivo, de além do exposto, trazer os novos conceitos que surgiram após a Pandemia do Covid-19, que impactou de forma significativa o setor de eventos. Sendo assim, a escolha do terreno foi de grande importância, pois era necessário que houvesse uma integração com a natureza e que permitisse a realização de cerimônias e recepções em espaços abertos, também. Portanto, o terreno escolhido, pertence a zona rural do município, sua área é de 9,8 hectares e é de propriedade privada. Encontra-se com facilidade de acesso, não só para os munícipes de São Marcos, como também para as cidades vizinhas.
Buscando-se por uma infraestrutura completa, o programa de necessidades divide-se em um núcleo de Salão (sendo possível ter até três salões), com cozinhas industriais equipadas, sanitários, depósitos, camarins e uma sala da noiva/família. Além disso, uma estufa, dois blocos de apoio, três estacionamentos, um mirante e um deck sobre o lago. Devido a área abrangente e o desnível acentuado entre a cota mais alta e mais baixa do terreno, os espaços foram distribuídos em grandes decks/patamares que estão ligados através de uma circulação vertical por escadas e rampas. Cumprindo com as diretrizes de projeto, em intervir o menos possível na topografia natural do terreno e estimular o contando e contemplação das belezas naturais existentes.
Vale ressaltar que já existia um elemento muito importante dentro da área escolhida, uma Cruz, construída pelo patriarca da família proprietária e que, portanto, tem um grande valor afetivo e é um ponto focal importante de reconhecimento dessa propriedade. Á vista disso, com a intenção de ressaltar ainda mais a importância desse elemento, todos os decks foram cuidadosamente posicionados de forma a serem mirantes contemplativos para a cruz, auxiliando no projeto de cenografia desenvolvido neste trabalho.
Utiliza-se materiais encontrados na natureza, como a madeira e a pedra basalto, além disso, para estabelecer a integração entre interior e exterior, grandes planos de vidros.
Um projeto de celebração da vida, das histórias, do amor e dos novos capítulos. É falar sobre o presente e o passado ao mesmo tempo, é local de encontro, com amigos de infância, com os prazeres, é gostinho de recordação. É estar presente de quem amamos e é entender que a vida é hoje. Um projeto em que arquitetura e todos os seus sentidos, tem o poder de tocar e ser experiência.

Deixe seu comentário