Engenho cultural

 

O projeto trata-se da revitalização da área de um antigo engenho de beneficiamento de arroz com características Art Deco, o Engenho Brasil, localizado no centro urbano de Cachoeira do Sul/RS. A intenção foi adaptar o edifício a um centro cultural como equipamento multiuso de lazer e cultura e implantar um anexo para abrigar o Atelier Livre Municipal.
O local representa um momento importante da história do município. Com a construção de alguns engenhos de arroz na região a partir de 1920, a cidade tornou-se referência industrial de beneficiamento do grão, sendo conhecida como a Capital Nacional do Arroz. O intuito principal do projeto foi retomar essa identidade, que gerou tanto desenvolvimento, através da implantação de um centro cultural com exposições sobre a história da área industrial e da ferrovia que passava no terreno posterior ao engenho, integrando-se também a elementos do programa que se relacionam com o entorno, como espaços para eventos e bares.
A estrutura metálica adotada, tanto para a nova edificação quanto para o engenho, reforça o conceito que retoma a “memória industrial”. Agregando ao conceito, identificaram-se conexões urbanas que nortearam algumas decisões, como a chaminé, que pode ser vista em diversos pontos da cidade, e o eixo da Rua Marechal Floriano, onde um dos pontos mais importantes da cidade, a Praça José Bonifácio, foi integrada ao projeto conformando um eixo cultural, onde o anexo faz terminação, tornando-se um ponto focal e configurando um largo coberto de acesso às edificações.

 

 

 

Tema: Centro Cultural
Tags: Cachoeira do Sul, Revitalização

Deixe seu comentário