STEIN HAUS: Espaço de Vivências Culturais

Este projeto propõe o restauro da edificação histórica chamada “Casa de Pedra” situada na cidade de Igrejinha-RS. Marco da Imigração Alemã e tombada à nível estadual, carece de ações restaurativas a fim de evitar sua perda.
O projeto apresenta uma proposta completa de restauro, com levantamentos, diagnósticos e procedimentos restaurativos, baseados teoricamente, na Carta de Veneza e na Teoria de Cesare Brandi.
A proposta é tornar a casa um memorial, e junto à ela, dispor uma nova edificação com foco em oficinas de práticas culturais, trazidas pelos alemães: o Canto Coral, as Bandas Típicas Alemãs e o Dialeto Alemão Hunsru?ck. Juntando assim, o Patrimônio Material (Casa de Pedra) com o Patrimônio Imaterial (Oficinas Culturais).
Edifícios destinados ao uso cultural permitem projetos com uso de técnicas construtivas inovadoras, fazendo com que o público queira estar ali para experimentá-lo também como arquitetura. Pensando nisto, propõe-se uma edificação diferenciada da antiga, aludindo à ‘Casa de Pedra’, através do uso do Gabião como parede estrutural. As pedras aparentes vêm referir às que estão no nome da casa, mas não estão à vista, sendo uma intenção projetual de partido, o Gabião remete à antiga casa na espessura das paredes e nas pedras, que originaram seu nome.
O projeto proposto lega a minha cidade, a permanência da antiga ‘Casa de Pedra’, testemunho de uma época, a qual, se equipada para novos tipos de atividades, deve permanecer para um novo e longo ciclo que pode recomeçar através de STEIN HAUS: Espaço de Vivências Culturais.

Tema: Centro Cultural, Patrimônio
Tags: Igrejinha, Restauro

Deixe seu comentário