Centro Dia – Luz do Dia

O projeto luz do dia, na modalidade de centro dia, uma gleba de 6288m², localizada no bairro Cerrito na cidade de Santa Maria – RS, compõe-se de um centro de acolhida para pessoas em processo de senescência, atendendo a aspectos físicos, cognitivos, psicológicos e sociais.
Tem por finalidade atender as necessidades básicas, promovendo um envelhecimento ativo e saudável, através de atividades de interesse pessoal como:
Arte – Cultura – Botânica – Culinária – Música – Dança – Ginástica
Propõe-se a:
Prevenir a deterioração física dos idosos por consequência da própria idade.
Promover um desenvolvimento ocupacional, partindo do seu centro de interesse, potencializando habilidades da expressão artística, melhorando sua autoestima.
A edificação está representada na sua forma por um caminho abstrato (referências a Daniel Libeskind), com elementos simbólicos que buscam explorar os sentidos do idoso através de atividades lúdicas, propiciando um resgate de memórias.
A edificação explora a luz natural através de rasgos zenitais que acompanham a nascente e poente do sol, claraboias de ventilação e iluminação, captadores e concentradores de luz solar (solatubes). Geração de energia fotovoltaica (10kw). Captação de águas pluviais, posteriormente tratadas e armazenadas em cisternas no subsolo garagem. O revestimento de alumínio da fachada ventilada possui dupla função. Reflexão da luz na face menos favorecida do dia e ventilação cruzada por diferencial de pressão propiciado pelos ventos predominantes da região, fazendo excelente troca de ar no interior da edificação.
Jardins temáticos resgatam memorias do passado contextualizando-as no agora. O presente.

 

 

 

Tema: Centro Cultural, Escolas
Tags: Paisagismo, Santa Maria

Deixe seu comentário