Cultura Viva – complexo cultura e comercial dos povos indígenas do rio grande do Sul

O complexo cultura e comercial dos povos indígenas do rio grande do Sul, será um convite à sociedade para mergulhar em uma cultura, que está tão próxima e ao mesmo tempo tão distante. Cultura Viva, apresenta o potencial de ser um grande equipamento urbano.
O programa busca contemplar as demandas das comunidades indígenas, orientado por um ciclo autossustentável de geração de renda, fomento, vitalidade urbana e reforçar a identidade local preservando a cultura indígena e a natureza. Cultura essa que deu origem a civilização latino-americana.
O projeto propõe transformar a situação de vulnerabilidade em que os indígenas se encontram em meio a sociedade, fazendo com que eles sejam colocados como atores principais. Propõem-se que o complexo cultural e comercial seja um espaço permanente de manifestação.
Entendendo o universo em que vivem as comunidades indígenas das regiões limítrofes unidas as questões e necessidades de cada comunidade, procurou-se estabelecer um lugar que fosse um meio interlocutor entre a sociedade e os órgãos públicos.
A partir disso, localiza-se a área de projeto nas proximidades da capital, junto ao Rio dos Sinos, próximo a praia de Paquetá e a nova rodovia – BR448. Localidades, pertencentes ao bairro Mato Grande da cidade de Canoas/RS.

Deixe seu comentário