Cinemateca Oscar Boz

| Cinemateca Oscar Boz
O Brasil tem em sua história uma grande dificuldade de preservação da memória. O incêndio do Museu Nacional, e o abandono da Cinemateca Brasileira, são trágicos exemplos de descaso institucional.
Resguardar o acervo do cinema brasileiro é importante para conhecermos sua história, seu desenvolvimento enquanto arte, sua linguagem e sua relação com contextos históricos.
A preservação da memória do nosso país é necessária para entendermos não somente como o Brasil se tornou o que é hoje, mas também para onde queremos ir. Hoje, mais do que nunca.
O presente trabalho apresenta a proposta de implantação de uma cinemateca na cidade de Caxias do Sul. Localizada em ponto central, e integrada à história da cidade, tem o objetivo de ser um espaço de encontros sociais e culturais promotor do caráter educativo do cinema e inspirador de comportamentos.
| O Tema
Uma cinemateca: instituição destinada à conservação, recuperação e arquivo de patrimônio cinematográfico e audiovisual da cidade.
Baseia-se na importância de preservar e difundir a memória do audiovisual e do cinema de Caxias do Sul, resgatando a relação social e cultural das salas de exibição, ampliando a visibilidade da cultura audiovisual e a consciência da comunidade em relação ao cinema enquanto manifestação artística.
| O Terreno
A definição da área de estudos parte do objetivo de resgatar o cinema como equipamento urbano e espaço de encontros sociais e culturais e tem como premissa a intenção de relacionar o equipamento com o seu entorno e com a cidade.
Os terrenos escolhidos estão localizados em área urbana central e privilegiada no bairro São Pelegrino, região consolidada e com importante papel no desenvolvimento histórico, econômico e cultural da região. O local está inserido na área de preservação do Sítio Ferroviário de Caxias do Sul.
| O Cineasta
O nome da cinemateca é uma homenagem ao cineasta amador que eternizou a cidade nos anos 1950 destacando-se como um dos pioneiros do audiovisual na região.
Apesar de nunca ter filmado com intuito comercial, tinha um olhar profissional. O acervo serviu de matéria-prima para um emocionante curta-metragem: Oscar Boz: Aprender e Ensinar, do diretor Jorge Furtado.
| A Fábrica de Refrigerantes
A edificação existente no lote 03 da área de estudos abrigava originalmente a Indústria de Refrigerantes Caxiense Ltda., popularmente conhecida como Fábrica Marabá.
| Requalificação do patrimônio Industrial
A área de entorno da antiga Estação Férrea de Caxias do Sul, tem sido alvo de propostas de inserção de novos usos, a fim de requalificar a região que durante anos ficou degradada e subutilizada.
Uma das características da região é a presença de grandes edificações que anteriormente abrigavam vinícolas e pequenas fábricas, como a Indústria de Refrigerantes Caxiense.
A tipologia desses edifícios permite que sejam introduzidos diferentes programas e muitas edificações já são utilizadas como espaços de gastronomia e lazer. Buscando diversificar os usos, este projeto propõe requalificar a preexistência com uso cultural.
Deste modo, pretende-se promover a diversidade e a dinâmica social, valorizando o patrimônio e criando novas relações com a comunidade local.

Deixe seu comentário