Biblioteca Fórum

O projeto consiste em uma nova Biblioteca Pública para a cidade de Santa Cruz do Sul, a “Biblioteca Fórum”. O prédio tem o propósito de criar um equipamento urbano que possa suprir as necessidades de acesso a conhecimento, cultura e educação da comunidade, proporcionando de forma igualitária e inclusiva diversos serviços. Além disso, busca valorização do patrimônio histórico edificado da cidade, como meio o projeto utiliza a preexistência do Antigo Fórum, bem tombado pelo IPHAE, como modelo de utilização dessas edificações de forma coerente e acessível.

Observando as condições da atual biblioteca da cidade, pode-se concluir que o prédio não tem as condições físicas e nem o porte necessário para atender a comunidade santa-cruzense. Pelo seu espaço reduzido, o acervo é insuficiente, se comparado com a população do município, e não oferece ambientes informatizados. Por ser um prédio adaptado, do que antes era a Antiga Cadeia Municipal, não é um local convidativo e agradável. Levando isso em consideração, é notória a necessidade de um novo prédio para a Biblioteca Pública.

O terreno da nova biblioteca fica localizado no centro da área urbana da cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, na esquina de duas importantes vias, uma delas com um importante fluxo de transporte público municipal. Além da presença imponente do Antigo Fórum no terreno, o entorno conta com outros prédios históricos importantes, como a Prefeitura Municipal e a Maçonaria, essa última por sua proximidade teve grande influência nas tomadas de decisões do projeto.

O programa de necessidades, além da área de acervo, leitura e acesso à informação de forma digital, também conta com cinema, coworking, espaço de exposições, oficinas de idiomas, arte e dança. A criação de um espaço aberto público no interior do lote tem o objetivo de convidar quem estiver de passagem a permear o local, que permite ampla visão do interior da biblioteca. Essa estratégia foi utilizada, pois acredita-se que os planos envidraçados incitam a curiosidade de quem estiver passando, estimulando o desejo de entrar e desvendar tudo o que a biblioteca tem a oferecer em seu interior.

Sendo assim, o objetivo do projeto é estabelecer um equipamento público onde a arquitetura estimule a apropriação cultural por parte da população, para que dessa forma, cumpra sua função social de oferecer um espaço de imersão na cultura e conhecimento. Também, estimular a valorização da arquitetura histórica da cidade, utilizando do Antigo Fórum como elemento mediador dessa transformação, incentivando a percepção positiva dos cidadãos a presença de obras históricas na paisagem urbana.

Deixe seu comentário