Vivere Centro de Convivência de Idosos

“Vivere”, do Italiano, significa “Viver”. Essa é a síntese do que é o Centro de Convivência de Idosos na comunidade: momentos de felicidade, encontros entre amigos compartilhando suas vivências, trocas de conhecimento e oportunidades de aprendizado.
O espaço projetado não será apenas um local para prática de atividades, mas também, uma forma de trazer os idosos de volta para a sociedade, os tornando novamente parte daquele espaço onde eles já fizeram tanto durante a sua vida.
Um local pensado com carinho para seus usuários, onde eles poderão expressar seus mais profundos sentimentos e vivenciar diferentes sensações, além de demonstrar aquilo que sabem, passando adiante seus saberes e ensinando os mais jovens e até mesmo os outros idosos.
O Centro de Convivência de Idosos surge como um espaço qualificado para os idosos e adaptado às suas necessidades, preparado para recebê-los e acolhê-los em todos os seus ambientes.
A passagem centralizada conecta os três níveis da edificação, além de que, a disposição dos espaços permite forte conexão entre interior e exterior, assim cria-se um interior rodeado pela natureza e que adentra o espaço através da permeabilidade visual.

VOLUMETRIA: Apresenta formas retilíneas e fortes conexões entre interior e exterior.
A edificação está dividida em três blocos: o salão principal e local de acesso, a área da piscina e o pavimento inferior com salas de oficina, sendo que a rampa, possui o importante papel de realizar a conexão entre os três níveis da construção. O pátio, também foi projetado com três níveis diferentes, possibilitando que cada pavimento possa ter acesso direto ao exterior da edificação, criando conexões ainda mais fortes entre os diferentes espaços do Centro de Convivência.

ESTRUTURA: A estrutura de pilares e vigas será em concreto armado moldado in loco, enquanto a laje será do tipo alveolar, visto que permite maiores vãos onde é necessário e maior agilidade na construção. Também haverão ambientes sem laje e a opção foi utilizar somente forro de gesso mineral, permitindo os vãos necessários para o espaço e sem sobrecarregar a estrutura.
Para o fechamento de paredes e divisórias, optou-se pelo uso de bloco celular autoclavado, visto sua racionalidade na construção e o bom isolamento térmico e acústico.

ACABAMENTOS: Para as esquadrias, optou-se por utilizar esquadrias externas em alumínio e vidro temperado, visto que sua vida útil e a manutenção são fatores interessantes a se considerar neste tipo de edificação. Para as esquadrias internas, a materialidade escolhida foi o PVC, este além de baixa manutenção, apresenta melhor isolamento.
Já as paredes receberão acabamento com pintura em tinta acrílica, considerando que o custo-benefício desse tipo de finalização se torna uma das melhores opções em nossa região.
Os brises surgem como uma forma de proteção contra a insolação direta na fachada principal, que está voltada à orientação sudoeste e receberá incidência solar direta no período da tarde e mais intensamente na estação do verão, além disso, contribuem para maior privacidade àqueles que estão no interior da edificação.

Deixe seu comentário