ECO Living

Se não cuidarmos do que temos hoje, como teremos algo amanhã? É com essa pergunta que o projeto começa a tomar forma. Sabendo a situação ambiental mundial, onde o amanhã já é uma dúvida e não uma certeza, devemos pensar em todos os meios de proporcionar um futuro para ser vivido e não sobrevivido.
Assim, o tema principal foi a criação de uma edificação net-zero (rede zero), a qual em outros termos pode ser dita como sustentável e autossuficiente em água, energia, gestão de resíduos e emissão nula de carbono. E para isso, foram analisados locais em Porto Alegre, Rio Grande do Sul que estariam em subutilização, principalmente terrenos com utilização somente de estacionamento. Então, foi escolhido um terreno de esquina no bairro Navegantes, com fachada para a Av. Farrapos e Rua Dr. João Inácio. Devido o local de trabalho estar no 4º Distrito, onde já é pensado como uma região que abrigará projetos focados em inovação e sustentabilidade, foram feitos estudos e foi definido que o projeto trataria de um Complexo Sustentável de Uso Misto, Moradia Compartilhada e Locação Flexível, chamado ECO Living.
O público-alvo foi definido como estudantes, trabalhadores, acompanhantes de pessoas hospitalizadas e viajantes. Visto que, a conexão com a Av. Farrapos e a posição geográfica do terreno propiciam elevada mobilidade para hospitais, universidades e variados pontos de interesse em Porto Alegre.
Todavia, o projeto buscou ser autossuficiente através de um aglomerado de estratégias passivas e ativas, desde placas fotovoltaicas, cisternas, até a boa orientação solar, boa ventilação, devidas proteções solares, modularização, racionalização, pré-fabricação e construção em madeira.
Por fim, vale ressaltar que o projeto é feito em módulos pré-fabricados de CLT (Madeira Laminada Cruzada) e MLC (Madeira Laminada Colada) levados a obra em sua maioria já montados. Propiciando, uma construção racionalizada, sustentável, ecológica, rápida e mais barata.

Deixe seu comentário