CENTRO DE APOIO INFANTO-JUVENIL DA VILA PRINCESA – PELOTAS/RS

Tendo em vista a vulnerabilidade e falta de infraestrutura urbana nos bairros mais carentes da cidade de Pelotas-RS e também diante da impossibilidade das escolas públicas de comportar a demanda de estudantes em turno integral, optou-se por implantar o Centro de Apoio Infanto-juvenil na Vila Princesa, no bairro Três Vendas, às margens da BR-116. Trata-se de uma comunidade carente, que fica distante do centro da cidade e que carece de infraestrutura básica como rede de esgoto, calçamento de ruas, creches, escola de ensino médio e espaços de lazer.
Além disso, a proposta visa estender o uso do espaço para toda a comunidade, de modo a proporcionar entretenimento, lazer e aprendizado que contribuam para as relações interpessoais da mesma, atendendo às necessidades da população e sanando a falta de infraestrutura local.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a cidade de Pelotas está em 77º lugar dos municípios gaúchos com maior índice de pobreza, com apenas 24,5% da população ocupada com emprego formal em 2019. O que revela a grande taxa de desemprego e o alto índice de pobreza existentes na cidade, o que se agrava ainda mais nos bairros e vilas mais afastados do centro.
Também é possível averiguar no site do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS do governo federal, que 10.378 famílias foram beneficiadas pelo programa Bolsa Família no mês de julho de 2021, equivalente a 8% da população total do município de Pelotas. Onde a cobertura do programa, neste mês, foi de 58% em relação à estimativa de famílias pobres no município, com um benefício médio de R$68,00 repassados por família. E, segundo o site, o programa prevê o pagamento do benefício preferencialmente à mulher, de forma a contribuir para o desenvolvimento da autonomia feminina no espaço familiar e em suas comunidades.
O programa Bolsa Família tem sido, em grande parte, a única renda garantida das famílias mais carentes. E em muitos casos as mães são as responsáveis familiares e, não raro, desempenham o papel de pai e mãe de família concomitantemente.
Deste modo, o projeto tem por objetivo dar a oportunidade às mães, com filhos em idade escolar, de procurarem um emprego em turno integral para aumentar a renda familiar. Com a garantia de que os filhos estarão em um lugar seguro e protegido no turno inverso ao das aulas, longe da violência, dos crimes e das drogas, complementando a sua educação e permitindo que se tornem adultos com maiores capacidades sociais e produtivas.
Cabe destacar ainda, que a situação de vulnerabilidade e o risco social tem contribuído para o baixo rendimento escolar, para a defasagem idade/série e para a reprovação e evasão escolares. Enquanto que, alunos que permanecem por maior tempo na escola têm maiores oportunidades de aprendizagem nos diversos setores educacionais, além de uma maior socialização.
Diante destes dados, cabe destacar a importância da implantação de projetos sociais que possam auxiliar na reversão deste quadro.

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