Bacia Arroio Passo das Pedras: Plano Estratégico de Qualificação Urbana

BACIA ARROIO PASSO DAS PEDRAS
PLANO ESTRATÉGICO DE QUALIFICAÇÃO URBANA
Cidade: Porto Alegre/RS

O tema deste projeto é referente a qualificação urbana de um perímetro urbano nas margens do arroio Passo das Pedras e do canal artificial DNOS, localizados na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

É um tema de grande acréscimo e importância para o desenvolvimento da cidade e para melhor qualidade de vida da população, auxiliando na viabilidade urbana, econômica e social da recuperação de espaços que hoje estão degradados, inutilizados ou até ocupados de forma irregular. A delimitação do tema se encontra a oeste do bairro Sarandi, em Porto Alegre, onde em parte do perímetro deste arroio existe a construção de um dique, que auxilia prevenção a enchentes e inundações na região, esta é a principal problemática deste local já que atualmente é uma construção falha. Observando estes pontos, o objetivo geral se torna garantir a segurança de muitos moradores que estão vivendo em situação de risco, trazendo como um objetivo específico, a revitalização da orla, para que o ambiente seja acessível, organizado, seguro, permeável, e que possa ser usado para convivência e lazer, agregando na valorização de espaços públicos. O projeto surge então, da necessidade de um espaço digno de moradia e convivência para a população da comunidade local ali instalada.

A metodologia que este instrumento será apresentado será a partir de um plano estratégico, no qual serão estabelecidas diretrizes gerais em todo o seu perímetro, buscando tornar a região mais acessível ao público alvo, humanizando, arborizando, iluminando e qualificando os espaços com intuito de valorizar os pedestres, sobretudo com os esportes ao ar livre. Sempre focada na acessibilidade e segurança dos usuários, e focando também em reduzir o impacto ambiental da região. Um local projetado para que os moradores locais tenham uma relação diferente com a área de proteção.

A área de influência está localizada na região compreendida pelas terras baixas, ambiente geológico de planícies e canais fluviais localizado na planície de inundação do arroio Passo das Pedras. A região está inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, na Região Hidrográfica da Bacia do Guaíba.

A área está dentro do Pôlder Sarandi, na bacia hidrográfica do Arroio Passo das Pedras. O pôlder é drenado pela Casa de Bombas 10 do Sistema de Proteção Contra Enchentes de Porto Alegre. Atualmente a capacidade da casa de bombas 10, da casa de bombas Vila Asa Branca e da casa de bombas da Vila Minuano são insuficientes para drenar toda a área da sub-bacia, tanto considerando a ocupação atual como considerando a possibilidade de ocupação futura prevista no Plano Diretor de Porto Alegre (PDDUA).

As ocupações urbanas permitiram a suscetibilidade da população frente aos episódios de inundações, pois o local apresenta condições topográficas planas junto aos cursos d’água e vulnerabilidade social. O agravamento dos eventos de inundação pode ocorrer pela ocupação de ambientes reguladores (banhados e margens de cursos d’água), favorecendo as inundações, elevando o nível do curso e podendo atingir as ocupações próximas.

Deixe seu comentário