ANSCHAU COMPLEXO DA CERVEJA: PRODUÇÃO, CULTURA E GASTRONOMIA

O presente trabalho forneceu um embasamento teórico para o desenvolvimento de um projeto arquitetônico, dedicado à memória da colonização alemã e à perpetuação das tradições por meio da cerveja. A área de intervenção do projeto encontra-se na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, no município de Santo Ângelo. O lote fica situado em uma propriedade particular dentro da malha urbana, que apresenta características rurais, e conta com aproximadamente 34 mil metros quadrados de perímetro irregular, e uma topografia que possui uma variação de 11,5 metros de desnível.
Além disso, a escolha e definição da área de intervenção se deu a partir de diretrizes apontadas relevantes para a concepção do projeto como, a facilidade de acesso ao complexo e um espaço que vise as conexões do usuário com a natureza.
O Complexo da Cerveja se deu, a partir da necessidade de resgatar os valores culturais na cidade de Santo Ângelo, buscando atender não somente o setor de produção e indústria voltadas ao mercado cervejeiro, como também desenvolver e expandir o turismo gastronômico tanto para a cidade quanto para região. Dada à importância do assunto, tornou-se necessário o desenvolvimento de propostas que visam proporcionar o resgate cultural de origem alemã.
A proposta do projeto do complexo da cerveja visa atender às atuais demandas da produção cervejeira, além de reforçar as raízes alemãs locais. Busca trazer espaço para uma fábrica destinada à produção da cerveja, um bar, um espaço de eventos, um espaço para visitação e degustação da cerveja artesanal aliada a um espaço de exposição com o intuito de fomentar a cultura alemã e equipamentos de produção, e por fim, uma loja para comercialização dos produtos.
Para a concepção do projeto arquitetônico, levou em consideração alguns aspectos como uma volumetria com grandes áreas envidraçadas com a finalidade de fortalecer uma arquitetura que valorize o seu local de inserção e as belas paisagens que possuem no seu entorno. Em vista disso, manteve-se os maciços verdes presentes no lote, e a inserção da edificação e dos acessos foram empregues de maneira que fosse contornar a vegetação existente. Também ainda, os setores do complexo foram pensados de maneira a aproveitar o máximo possível da topografia original do terreno, mantendo a área de produção da cerveja inferior ao restante dos demais setores do complexo.
Sendo assim, o Anschau – Complexo da Cerveja proposto neste projeto, consiste em um local aberto ao público e privado que funcione diariamente, oferecendo espaços comerciais, culturais e gastronômicos que incentivem a economia e a cultura local.

Deixe seu comentário