REVITALIZAÇÃO DO CAIS PORTO DAS LARANJEIRAS – MONTENEGRO/RS

REVITALIZAÇÃO DO CAIS PORTO DAS LARANJEIRAS
MONTENEGRO/RS
O Cais Porto das Laranjeiras é um Patrimônio Municipal de Montenegro/RS. A cidade iniciou ali, onde desembarcaram imigrantes italianos que ficavam algumas vezes por Montenegro ou rumavam para colonizar as localidades que hoje são Garibaldi e Bento Gonçalves. Após serviu como um importante entreposto comercial para as mercadorias que estes imigrantes enviavam da Serra Gaúcha para os comerciantes locais que os encaminhavam, de barco, até Porto Alegre.
Com o intuito de diminuir a frequência de inundações que afetavam a Vila, a Intendência da Vila de São João de Montenegro decide construir o Cais, tal obra minimizou as cheias em 1/3. Esta área, com uma história muito rica para a cidade, sempre foi um local muito querido e frequentado pela comunidade, porém está subutilizada por falta de um projeto que traga maiores atrações a população e resolva os problemas estruturais causados pela falta de manutenção e excesso de tráfego, não previsto em sua construção, que vem causando interdições frequentes na orla.
A recuperação e remodelação de espaços públicos é fundamental para ressignificar o modo de percepção do meio urbano para a comunidade. Espaços bem planejados com interação entre os fatores como natureza, moradores, comércio local, iluminação adequada, acessibilidade, reordenação dos fluxos, podem trazer uma nova vida ao local.
O conceito do projeto “Convergir para Viver” visa formar uma sinergia entre os usos e espaços criados, com o sentimento de bem-estar que estes trazem aos seus usuários. Com isso foi criado uma série de diretrizes para cumprir tal finalidade, como restituir a importância do Cais para a comunidade, remover o tráfego pesado por ambientes que priorizem os pedestres, proporcionar uma maior experiência com o Rio Caí, estimular a convivência, a contemplação, o bem-estar da população, estimular o desenvolvimento do comércio e da cultura local e promover acessibilidade em todos os pontos da orla.
Isso nos embasou para criar as soluções necessárias no projeto. Na questão estrutural, projetamos contenções nos taludes que, ao mesmo tempo promovem a transição do cais alto para o cais baixo, mas também proporcionam estares ao longo de sua construção. Foi remodelado o fluxo de veículos priorizando os pedestres, remodelando os acessos e pontos de chegadas dos usuários a Orla do Rio. Criamos espaços para o desenvolvimento do comércio, resgatando essa tradição antigo do Porto, através do desenvolvimento do espaço de food trucks e edificação de um mercado público. Foram criados espaços escalonados do cais alto, com um deck que avança sobre o talude do rio, no cais intermediário, com construção de plataformas para pesca e contemplação, além de estares, e no cais baixo, com locais para atracar barcos, lanchas, motos aquáticas, canoas, entre outros, todos com acessibilidade. Foi desenvolvida uma praça, com o intuito de dar continuidade a calçada de pedestre, um local de maior contemplação, atividades para crianças e um anfiteatro para atender artista locais e fazer jus ao título de Cidade das Artes que Montenegro tem.

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