Qualidade de Vida nos Espaços do Lar das Vovozinhas

Qualidade de Vida nos Espaços do Lar das Vovozinhas
O aumento do envelhecimento da população é algo que ocorre no mundo todo, e o maior problema é a velocidade em que isto ocorre. Desse modo, todas as pirâmides etárias estão se invertendo, ou seja, a taxa de natalidade tem reduzido constantemente ao longo dos anos e ao mesmo tempo a expectativa de vida tem aumentado. A consequência disto é que o número de pessoas idosas está ficando muito maior.
De acordo com fatores presentes na sociedade, esse grande número de idosos acabam sendo abandonados, sem ter alguém para lhe ajudar nas tarefas do dia a dia. Esse fato acarreta vários problemas à saúde do idoso relacionado a grande solidão do abandono e do descaso, portanto, desenvolver estruturas, criar, planejar e adaptar serviços a fim de amparar essa população, é de suma importância para uma maior autonomia, independência, segurança e qualidade de vida deles. Contudo, o tema versa a qualificação dos espaços do Lar das Vovozinhas e o objetivo será promover para o lar um novo espaço que permanece sendo de amparo a idosas, porém, agora será destinado também à convivência, integração, aprendizagem, socialização e um maior contato com a natureza, sempre visando uma melhor qualidade de vida para as moradoras.
O Lar das Vovozinhas está localizado na cidade de Santa Maria – RS, hoje é considerado o maior asilo do Brasil e se encontra em um grande descaso. O lar é uma casa de beneficência e amparo a idosas, atualmente, ele abriga 157 idosas e na sua grande maioria, possuem problemas mentais. O Lar da Vovozinhas, iniciou através de um homem chamado Diácono Cordioli, o qual, destinou sua vida para amparar pessoas que necessitavam de ajudava e de um lugar para morar. Em 1946 o lar se localizava na Rua Serafim Valandro, em um pequeno casebre de madeira. Ao longo dos anos, foram surgindo mais moradores e o lar precisava de um lugar maior. Sendo assim, em 1947 o lar ganha do executivo local, o terreno da Avenida Hélvio Basso, lugar onde está localizado até hoje.
Ao longo do tempo, o local começou a enfrentar uma superlotação, este problema persiste até hoje deixando marcas negativas. Atualmente, o local possui ambientes inadequados para uma boa qualidade de vida, enfrentando problemas de implantação, setorização, circulação, locomoção, acessibilidade e conforto ambiental.
O lar é uma instituição filantrópica, ou seja, que depende de serviços voluntários, para isso, será de grande importância criar estratégias de retornos financeiros para que o local consiga se manter.
A pergunta que fica… Como promover uma melhor qualidade de vida para as acolhidas do lar, em um lugar que enfrenta diversos problemas não só de natureza ambiental e funcional, mas também problemas emocionais relacionados ao sentimento de abandono e a solidão?
A Psicologia Ambiental tratando a questão das cores e do contato com a natureza, será o maior aliado para proporcionar o que tem de mais valor neste projeto, que é a qualidade de vida nos espaços do Lar das Vovozinhas.

Deixe seu comentário